A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) recebeu em sua sede de Porto Velho, na última quinta-feira (21), a visita do professor Walter Aranha Capanema, membro do corpo docente da nova especialização em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim). A primeira turma, composta por 21 magistrados de 1º e 2º grau do Tribunal de Justiça de Rondônia, iniciará o curso em agosto.

Walter, que atua no Rio de Janeiro também como advogado e consultor, foi recebido pelo diretor da Emeron, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, pelo vice-diretor, juiz Guilherme Baldan, e pelo secretário-geral Alberto Ney Vieira. Segundo o desembargador, a especialização traz para Rondônia a expertise em área tão em voga no atual cenário político nacional. O professor Walter, que esteve na cidade para ministrar o curso "Propaganda Eleitoral na Internet e Redes Sociais" no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, é coordenador-geral do curso de Direito Eletrônico na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, e na pós-graduação da Emeron ficará responsável por uma das 17 disciplinas obrigatórias: Cibercrime.

Previsto para ocorrer em fevereiro de 2019, o módulo abordará, no âmbito do funcionamento da internet e conceitos tecnológicos do Marco Civil, a lavagem de dinheiro, tipificação de condutas, materialidade do crime, a Convenção de Budapeste, características e mitos dos crimes eletrônicos, e cibercrimes em espécie, com a inserção de dados falsos em sistemas de informação. Também serão investigados pela disciplina a modificação ou alteração não-autorizada em sistemas de informações, falsa identidade, divulgação de segredo, pirataria (de dados e de software), fraudes bancárias e ciberterrorismo, entre outros elementos de perícia forense computacional.

Com carga horária de 420 horas ao longo de 19 meses, a nova pós-graduação trará outras disciplinas como “Sociedade, Corrupção e Organização Criminosa”, “Encarceramento, Facções Prisionais e Violência: Os Desafios do Sistema de Justiça Criminal”, “Colaboração Premiada” e “Contabilidade Forense”, ministradas por especialistas nacionalmente reconhecidos. O cronograma completo, matriz curricular, corpo docente e outras informações podem ser visualizados na página da Orcrim, no Portal da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066