Centro de
Documentação Histórica
  • Cendoch 01
  • Cendoch 02

O Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (Cendoch), foi criado no ano de 1999 com a função inicial de recuperar os registros da memória das práticas jurídicas na região para construir a história do Poder Judiciário do Estado. O acervo é composto por documentos datados da instalação da Comarca de Santo Antonio do Rio Madeira em agosto de 1912 até os anos 90 do século XX.

Além de organizar e preservar a memória da instituição o Cendoch mantém intercâmbio com universidades, memoriais de outros Tribunais de Justiça, historiadores, arquivos públicos e outros, mantendo permanentemente o espaço à disposição de interessados e oferecendo curso de organização de acervos e tratamento documental.

Encontram-se sob a guarda do Centro de Documentação Histórica aproximadamente 8000 mil documentos, o que significa 8000 processos. Temos hoje à disposição dos pesquisadores, 145 caixas já catalogadas, higienizadas e sistematizadas, de processos originários da Comarca de Santo Antonio do Rio Madeira, que compreende o período de 1912 a 1930; da Comarca de Guajará-Mirim, do período de 1929 a 1960, e da Comarca de Porto Velho, de 1914 a 1969.  Há ainda, uma coleção em fase de análise e organização que vai de 1970 a 1990. 

Em 2015, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) instala seu Centro de Pesquisa e Publicação Acadêmica (Cepep), com o objetivo de fomentar a pesquisa e a publicação de cunho acadêmicos no intuito de aprimorar a prestação jurisdicional, bem como de disseminar o conhecimento científico produzido no âmbito no judiciário. Com isso, tornou-se uma das escolas pioneiras na pesquisa científica, sendo a terceira no país a ativar seu Cepep. 

Em 2018, o Cendoch é integrado à estrutura da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) com o objetivo de, junto com a biblioteca da instituição de ensino, fornecer dados e ser espaço para pesquisas aos usuários, mediante seleção, recuperação e disseminação de informações e documentos nas áreas de Direito e Ciências afins. 

O Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (Cendoch) fica localizado na Avenida Brasília, 2467, Centro e é aberto de segunda a sexta-feira das 08h as 13h e das 16h as 18h.