Responsabilidade Social

Dentre os processos necessários ao cumprimento da missão estratégica do PJRO, mantenedora da Escola da Magistratura, destaca-se o de atuação institucional, que tem por escopo "promover política de responsabilidade social e ambiental", constituído dos seguintes itens: 

a) economicidade; 

b) gestão ambiental; 

c) conscientização de direitos, deveres e valores e 

d) inclusão social. 

Para o Judiciário de Rondônia, responsabilidade social e ambiental é uma extensão de seu modelo de gestão alicerçada em princípios éticos. Integra desenvolvimento econômico, social e ambiental com sustentabilidade, não se atendo apenas a projetos sociais e filantrópicos.

Especificamente, o trabalho desenvolvido pela Escola da Magistratura na área educacional já reflete o seu compromisso com a responsabilidade social, assim elegerá e dará ênfase ao conjunto das ações de responsabilidade social e ambiental que tenham como foco o item c - conscientização de direitos, deveres e valores, proposto pelo PJRO. Por afinidade com os temas e conteúdos inerentes ao perfil educacional desta macroação, a Escola privilegiará, no âmbito do ensino-aprendizagem do Direito, atividades educativas voltadas aos alunos de Ensino Médio e Superior, seja para despertar vocações para a Magistratura, seja para incentivar a compreensão, a análise e o estudo de temas em torno dos Direitos Humanos. 

Observa-se, também, que a Emeron tem como componentes da sua função social, dentre outros: a preocupação quanto à qualidade da formação dos seus alunos e dos serviços prestados; a permanente promoção de valores éticos; e o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas. 

O tema responsabilidade social, portanto, está inserido nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; também nas atividades de ensino, sempre que pertinente, no conteúdo dos componentes curriculares; além disso, são realizados cursos e eventos diversos versando sobre a temática. 

As atividades de pesquisa são voltadas para a resolução de problemas e de demandas da comunidade na qual a escola está inserida, fortalecendo o compromisso institucional com o desenvolvimento da região. 

Nas atividades de extensão, a Emeron desenvolve um trabalho de conscientização sobre temas relevantes que têm impacto de melhoria na sociedade quanto à inclusão social; desenvolvimento econômico e social; defesa do meio ambiente e memória cultural.