A Biblioteca da Emeron é uma unidade de informação em direito e áreas afins de interesse do Tribunal de Justiça de Rondônia, e tem como missão oferecer apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo especialmente aos alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu e do mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), oferecidos pela Emeron, além de ser aberta ao público externo.

Atualmente, mais de 6.000 títulos dentre livros, periódicos, trabalhos acadêmicos de magistrados e servidores do TJRO e alunos da Emeron estão disponíveis à comunidade para consulta e empréstimo (este somente para serventuários públicos, alunos dos cursos da Emeron e bibliotecas públicas previamente cadastrados). O centro de informação oferece ainda espaço para estudo e solicitação de registros de ISBN (International Standard Book Number).

No início de 2018, o espaço passou por uma reestruturação e ganhou novos móveis e layout, com a intenção de atender às normativas de conservação de exemplares e proporcionar aos usuários um ambiente agradável para estudo. Além de novas estantes, 8 mesas individuais de estudo e armários guarda-volumes, a biblioteca recebeu uma mesa de reunião e novas mesas de trabalho para a equipe. Outro avanço foi a implantação do sistema Pergamum, que permite aos usuários, mediante cadastro, gerenciar online consultas, empréstimos e suas estatísticas de uso. Esses dados ajudam os gestores da biblioteca a identificar as demandas de produtos e serviços buscados pelos estudantes, aprimorando o trabalho realizado.

Renovando constantemente seu acervo, em março do mesmo ano a biblioteca recebeu um lote de mais de 400 livros e audiolivros jurídicos publicados entre 2013 e 2016 de diversas áreas do direito, como direito ambiental, direito internacional e material para a prova da ordem de advogados. Já nas aquisições, abriu processo licitatório no primeiro semestre de 2018, contemplando cerca de mil exemplares, comprados com recursos do Fundo de Informatização, Edificação e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários. Além de livros jurídicos, os títulos englobam outras áreas do conhecimento, como filosofia, sociologia e educação.

Em novembro do mesmo ano, a Emeron contratou para a biblioteca o serviço de plataforma de publicações jurídicas digitais ProView, da multinacional Thomson Reuters. A aquisição atualizou e ampliou o acervo em mais de 800 títulos das editoras Revista dos Tribunais (RT) e FiscoSoft, introduzindo na Escola o conceito de biblioteca híbrida, em que uma parte da coleção é física e a outra virtual. A inovação proporcionada pela plataforma digital permite o armazenamento, leitura e consulta das obras em formato eletrônico por meio de navegador em computador e dispositivos móveis, além de anotações nos textos e histórico individual de navegação. Apenas nos primeiros meses de uso, foram registrados mais de 5 mil acessos ao serviço, que pode ser utilizado gratuitamente por magistrados e servidores do Poder Judiciário de Rondônia a partir do menu Biblioteca, no site da Escola.

Com todas essas ações, o número de visitantes da biblioteca também cresceu em comparação ao ano anterior, chegando a quase 3 mil visitas e mais de 400 empréstimos. A biblioteca fica localizada na sede da Emeron (rua Tabajara, 834, Olaria), em Porto Velho, e o telefone de contato e para suporte da plataforma digital é (69) 3217-1066. Aberta de segunda a sexta-feira, durante o mês de julho está com horário reduzido de atendimento, das 8h às 18h. A partir de agosto, o expediente volta a ser das 8h às 21 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066