Na quarta-feira, 7, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) completou a submissão da proposta de um mestrado para avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso, denominado Políticas de Segurança e Justiça na Amazônia Ocidental, foi protocolado por meio da Plataforma Sucupira, da Capes, à qual a Emeron é cadastrada desde o ano passado.

A proposta do mestrado nasceu a partir da experiência exitosa da pós-graduação lato sensu em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção, oferecida pela Emeron em parceria com os centros de formação do Ministério Público de Rondônia e do Tribunal de Contas do Estado, e se concentra em promover estudos científicos em segurança pública e áreas correlatas do sistema de justiça criminal destinados a subsidiar políticas públicas para o incremento da ação eficaz da justiça na Região Amazônia Ocidental.

O curso está previsto para ser oferecido na modalidade presencial, com perspectiva metodológica interdisciplinar nas áreas sociais e de humanidades, dividido nas linhas de pesquisa: “Violência, criminalidade organizada e fronteiras: Amazônia no contexto do capitalismo globalizado” e “Gestão Pública, transparência e controle social: políticas públicas e redução da corrupção no espaço amazônico”.

Se aprovado, o novo curso será o primeiro mestrado próprio da Emeron, que desde 2011 é reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como instituição de ensino superior e tem autorização para oferecer cursos de especialização lato sensu. Além disso, a nova pós-graduação stricto sensu seria o primeiro mestrado profissional no Brasil a ser ofertado genuinamente por uma Escola da Magistratura, já que o mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) é promovido por um convênio com a Universidade Federal de Rondônia.

Para o diretor da Emeron, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, a proposição do curso representa o “excelente trabalho de uma equipe dedicada a um sonho maior, que é tornar a Escola da Magistratura de Rondônia um centro de excelência e referência na área do ensino superior”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066