Notícias

Magistrados do TJRO têm artigos publicados em Revista de Direito Espanhola

Os magistrados rondonienses Arlen José Silva, de Souza, Franklin Vieira dos Santos e Inês Moreira Costa publicaram três artigos na edição número 6, mais recente volume da revista “Cadernos de Dereito Actual”, publicação da Facultad de Derecho de la Universidad de Santiago de Compostela. Os textos foram produzidos nos cursos de Doutorado em Ciência Política e Ciência Jurídica, cursados pelos juízes.

“A Globalização da Comunicação e Seus Reflexos sobre a Dimensão Econômica, Ambiental e Social da Sustentabilidade” é tema da produção de Inês Costa, que tem como linha de pesquisa a sustentabilidade na especialização stricto sensu em Ciência Jurídica. Em seu artigo, a magistrada apresenta a evolução da globalização da comunicação e como ela influencia o corpo social atual a partir da análise de três aspectos: a economia mundial, a abordagem ambiental e a sociedade.

Já os juízes Arlen José Silva de Souza e Franklin Vieira dos Santos, doutorandos em Ciência Política e Ciência Jurídica, respectivamente, dividem a autoria do artigo “Multiculturalism and Brazilian Constitutional Protection for the Traditional Peoples and Communities of the Baixo Madeira in Rondônia” (Multiculturalismo e proteção constitucional brasileira aos povos tradicionais e comunidades do Baixo Madeira em Rondônia).

Arlen Souza divide ainda a autoria do texto “THE AUDIENCE OF CUSTODY AND RESTORATIVE JUSTICE: the third way of the punitive system” (A AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA E JUSTIÇA RESTAURATIVA: a terceira via do sistema punitivo) com a ex-aluna da pós-graduação em Direito para Carreira da Magistratura Renata Siqueira Xavier de Souza.

Atualmente, doze juízes cursam especialização stricto sensu, nível doutorado, por meio de convênios de cooperação com instituições de ensino e pesquisa, firmados pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). A iniciativa visa aprimorar o judiciário por meio da produção de conhecimento e formar profissionais para a multiplicação desses conhecimentos na Região Amazônica.

Clique aqui para ver a revista na íntegra.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO