Entre os dias 1º e 3 de outubro, duas servidoras do Departamento de Saúde e Bem-Estar Social (Desau) do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram do XVI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, realizado na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. A assistente social Daniele Pacher e a psicóloga Denise Malheiros apresentaram no evento o programa de preparação para aposentadoria Preparando o Amanhã, de autoria de Daniele e que é executado há dez anos no TJRO.

O projeto tem por objetivo oferecer espaço de reflexão para o planejamento de uma aposentadoria com qualidade de vida, o qual é viabilizado por meio de oficinas com informações e ampliação da reflexão sobre o tema. Mais de 300 servidores próximos do período para requerer aposentadoria já participaram das atividades propostas.

Daniele, coordenadora do programa, apresentou no evento duas pesquisas, uma com os servidores que participaram e continuam trabalhando e outra longitudinal de acompanhamento dos servidores que participaram e estão aposentados. “São dados sobre a efetividade e ampliação de perspectivas que o projeto proporciona aos servidores no momento pré-aposentadoria, para que eles tenham condições de vivenciá-la com o máximo de qualidade de vida possível”, diz.

Segundo a assistente social, a participação no fórum “foi muito importante, principalmente porque demos mais visibilidade ao projeto, e acredito que além de divulgar é também uma forma de incentivar que outras organizações em outros estados invistam na preparação para aposentadoria”.

O tema desta edição do evento foi “A Sociedade Longeva: desafios para a gerontologia na sustentabilidade de um envelhecimento ativo”. A participação das servidoras foi viabilizada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), uma oportunidade para conhecer outros coordenadores dos mais diversos trabalhos direcionados à terceira idade. “Com essa troca de experiências e com os conteúdos das palestras, foi possível pensarmos em algumas atividades que podem ampliar os temas a serem abordados nos momentos pré e pós-aposentadoria, representando um acréscimo positivo ao programa”, diz Daniele.

Os palestrantes do fórum foram estudiosos renomados da área: “Repassaram muitas informações pertinentes ao trabalho e levantaram alguns pontos de reflexão na prática profissional de todos, buscando sempre agregar aos projetos já implantados”. A servidora acrescenta que traz “na bagagem muito aprendizado, tanto para minhas atividades laborais como para minha vida”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066