A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoverá no próximo dia 21 de novembro, apresentação e roda de conversa sobre o documentário “O Silencio dos Homens”, que discute o modelo de masculinidade e reflete sobre os padrões estabelecidos desde a infância. O evento acontecerá no Auditório 2 da Emeron, a partir das 20h.

O intuito do longa, produzido pelo site Papo de Homem e realizado pela Monstro Filmes, com pesquisa do Instituto PdH e apoio institucional da ONU Mulheres e da Campanha Eles por Elas, é refletir sobre como as masculinidades são construídas nos primeiros anos de vida, e reverberam muitas vezes de modelos nocivos que prejudicam não só a autoimagem dos homens, mas também as relações que ele cria. O filme traz depoimentos de homens e profissionais ligados à saúde mental e sociologia, além de dados de uma pesquisa do Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP (Universidade de São Paulo) que ouviu mais de 40 mil pessoas, entre homens e mulheres, em questões relacionadas à masculinidade.

O estudo revela que em cada dez homens, sete afirmam terem sido ensinados na infância e na adolescência a não demonstrar fragilidade. A cada dez homens, sete lidam com um distúrbio emocional, em algum nível, como depressão, vício em pornografia, álcool, entre outros. Assim, a produção demonstra quais os impactos que a educação pautada em desigualdade de gênero sobre a identidade dos homens, e como essas consequências contribuem para a permanência da cultura de violência que afeta homens e mulheres.

Após a exibição do documentário, haverá uma roda de conversa entre a mediadora Karin Zerwes Kansog, facilitadora e formadora em Práticas Restaurativas pela Equipe Justiça em Círculo - São Paulo, e os presentes sobre os pontos apresentados no filme e os desafios para a busca de um novo significado à masculinidade.

O evento é gratuito e destinado a magistrados e servidores. Os interessados podem realizar suas inscrições por meio do site da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066