Realizada pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em parceria com a Polícia Militar do Estado, a pós-graduação lato sensu em Gestão Pública teve nos últimos dias 25 e 26 de outubro seu mais recente módulo: Planejamento Estratégico. A especialização é voltada a 30 oficiais e praças da PMRO, tanto da capital como do interior do estado.

Ministrada por Rosângela Vieira, da Divisão de Projetos e Gestão da Corregedoria Geral da Justiça, a disciplina contribui para o processo de implementação do planejamento estratégico, a partir do entendimento de que este é um instrumento associado à gestão para o enfrentamento de problemas públicos complexos e alcance de desafios da agenda governamental. Para tanto, os alunos desenvolvem a compreensão sobre os conceitos, abordagens e desdobramentos no desenvolvimento das organizações dentro do processo do Planejamento Estratégico Institucional, com vistas a melhorar o desempenho dos bens e serviços ofertados aos cidadãos e o consequente cumprimento dos objetivos organizacionais.

Rosângela, que já atuou como coordenadora de modernização e gestão estratégica, diz que a disciplina é bem impactante: “Para que eles contribuam com o resultado, trazê-los para a prática é muito importante”. Na parte inicial, ela trouxe alguns conceitos para nivelar o conhecimento, como as dez escolas do pensamento estratégico. Segundo a professora, “é todo um processo de planejamento estratégico, como que se alinha com o planejamento governamental e este como se dá antes disso inclusive, para que possamos fazer um alinhamento de estratégia e plano de governo”.

A prática se dá por meio de oficinas em grupos com metodologia ágil, para que os alunos aprendam a trilhar esse caminho e, no final, tenham estratégias lançadas com objetivos, metas e iniciativas para alcançar um resultado. “O planejamento estratégico tem alguns passos, várias etapas a serem cumpridas e a cada etapa que eles vão construindo, a gente dá um conceito e eles vão para a outra etapa, até ter uma estratégia completa, um modelo”, afirma Rosângela. “O objetivo não é fazer uma estratégia para a PMRO, mas experimentar esse processo”, conclui a professora.

Para o aluno Francisco Alves, 1º tenente no batalhão de polícia de trânsito de Porto Velho, o planejamento é essencial para as organizações: “A Polícia Militar como um todo e os batalhões possuem o seu planejamento para as atividades de rotina, policiamentos e operações, agora com esse módulo do curso a gente pode ter uma melhor noção e conhecimentos atualizados, que vão certamente agregar mais valor às nossas atividades”. Ele espera colocar em prática até mesmo a interação com colegas de unidades de outras localidades proporcionada pela pós-graduação, “para que exista um processo de planejamento uniforme, disseminando de forma igualitária a todos os locais do estado e proporcionando à sociedade uma melhor qualidade no serviço prestado pela PMRO”.

A ministrante elogia a parceria da Emeron com a corporação militar: “Sentimos uma preocupação com a melhoria do sistema de justiça, o que impacta na segurança pública e por sua vez nos benefícios para a sociedade”. Por trabalhar resultados e impacto, acredita Rosângela, a disciplina ajuda na efetividade, eficácia e eficiência. “O planejamento estratégico vem pra isso, e a gestão pública toda, com todo o processo de pós-graduação, eu vejo que parte de um amadurecimento da instituição procurando fortalecer seus gestores e seu pessoal nessa área, é bem importante”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066