Notícias

Oficina desenvolvida por magistrados e pedagoga do TJRO é replicada a docentes da Emeron

Aprender a fazer fazendo. Essa é a lógica da metodologia utilizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para formação dos responsáveis pelo planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos magistrados brasileiros. O método, chamado metodologia ativa, propõe a total interação do aprendiz no ambiente em que ele deve conhecer e compreender.

Visando a multiplicação do método e o domínio, pelos formadores, dos aspectos pedagógicos da formação profissional, a Enfam capacita as equipes pedagógicas e magistrados formadores das Escolas Judiciais no curso Formação de Formadores (Fofo). Na turma realizada no ano passado, a Emeron foi contemplada com a formação da pedagoga Marciane Rossi e dos juízes formadores Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa e Úrsula Gonçalves Theodoro de Farias.

b_480_360_16777215_00_images_noticias_fotos_201708_Oficina_2.jpg

 

Como resultado multiplicador, os três desenvolveram a Oficina Vivenciando a Metodologia. Na quinta e sexta-feira, 24 e 25, o corpo docente e da equipe pedagógica da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura da subcomarca de Ji-Paraná participaram do workshop.

O primeiro dia de curso foi voltado à reflexão da importância do planejamento para o sucesso do processo de aprendizagem dos alunos. A partir de uma avaliação diagnóstica para a identificação das metodologias, ou seja, as formas de ensinar utilizadas pelos docentes atualmente, foram abordados os fundamentos e práticas metodológicas com foco nos benefícios da metodologia ativa no processo de ensinagem.

b_480_360_16777215_00_images_noticias_fotos_201708_Oficina_3.jpegJá na sexta-feira, a formação foi retomada com o reconhecimento das orientações teórico-práticas das Diretrizes Pedagógicas da ENFAM para a formação corporativa. “O planejamento com uso da metodologia ativa” finalizou as atividades do curso. Utilizando os conhecimentos construídos na Oficina, os participantes desenvolveram um planejamento de aula com aplicação de metodologia ativa. Após a etapa de criação, os discentes demonstraram, em forma de miniaula, aquilo que produziram.

b_480_360_16777215_00_images_noticias_fotos_201708_Oficina_5.jpgEsta é a segunda turma da oficina realizada. Em junho deste ano, o corpo docente e a equipe pedagógica da turma de Porto Velho passaram pela formação.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO