Oferecida a servidores que atuam em cartórios, especialmente nas funções de Diretor ou Chefe de Cartório e Escrivão, a Especialização em Gestão Cartorária Judicial, iniciada em 2015, foi encerrada este mês com a apresentação das monografias e artigos produzidos pelos participantes das duas turmas oferecidas.

Em 28 de novembro, cinco grupos foram submetidos a bancas avaliadoras, compostas por professores e servidores do TJRO. Entre os temas defendidos pelos pós-graduandos estão os reflexos da implantação do processo judicial eletrônico, as novas práticas cartorárias no PJE e a gestão de arquivo geral. Veja todas as fotos aqui.

Já no dia 15 de dezembro, os demais concluintes realizaram a exposição de seus artigos em banners, modalidade de apresentação acadêmica em que um resumo do trabalho é impresso em banner e exibido ao público. 42 trabalhos foram apresentados dessa forma aos avaliadores, que acompanharam a explanação dos autores.

Na abertura do evento, o Coordenador da Especialização, Juiz Arlen José Silva, afirmou que a grande conquista da especialização foi resgatar o estudo acadêmico combinado com o estudo profissionalizante, promovendo a discussão das atividades cartorárias vividas cotidianamente pelos servidores, para encontrar, com respaldo academicista, formas de aprimorá-las.

 

As falas do coordenador da pós-graduação, do Secretário Geral do TJRO Ilisir Bueno Rodrigues e do Juiz Sérgio William Domingues Teixeira convergiram em agradecimentos aos servidores por atenderam ao chamado da instituição para o aprimoramento de seu corpo técnico. “Parabéns, vencemos, vencemos todos, venceram vocês em primeiro lugar. E essa vitória não é uma vitória de ter um título, é uma vitória de terem se qualificado para melhorar nosso serviço e a sociedade vai ganhar. Isso é investimento que fazemos para a sociedade”, afirmou Ilisir.

Em nome das duas turmas do curso, os servidores Rodolfo Teixeira e Herbert Rezende agradeceram à instituição pelas oportunidades de aprimoramento que têm sido oferecidas por meio da Escola da Magistratura, especialmente os cursos de pós-graduação lato sensu.

A necessidade de continuidade dos estudos também foi falada durante a cerimônia. Na ocasião, o Vice-Diretor da Emeron Guilherme Baldan anunciou que em breve haverá processo seletivo para a segunda turma do Mestrado Interinstitucional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça na Amazônia (DHJUS). O Mestrado, ofertado em parceria entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Escola da Magistratura de Rondônia, é reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) é oferecido gratuitamente a magistrados e servidores do Poder Judiciário e à sociedade, para o desenvolvimento de pesquisas que possam ser aplicadas em favor da justiça rondoniense.

Veja todas as fotos no Flickr da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066