Na noite de ontem (5), a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) deu início a mais um ano letivo da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) com a realização de aula magna em Porto Velho e em Ji-Paraná, simultaneamente. Na Capital, o Diretor da Emeron, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, foi o palestrante. No interior, a tarefa ficou a cargo do vice-diretor, Juiz Guilherme Ribeiro Baldan.

A pós-graduação é o único curso da Escola Judicial ofertado ao público externo e tem como missão a identificação e preparação de vocacionados para a magistratura. O diferencial do curso é a composição majoritária de seu corpo docente: juízes do Tribunal de Justiça, que compartilham suas experiências na profissão.

Em alusão à missão do curso, “Magistratura: desafio e vocação” foi o tema abordado pelo Diretor da Emeron em sua palestra. Marcos Alaor discutiu a vocação como fator para a transformação do judiciário, a partir de magistrados vocacionados, que atuem de maneira mais humana e próxima da sociedade.

Sobre o recrutamento de juízes, o palestrante afirma que o modelo adotado se baseia na graduação generalista – que não prepara os acadêmicos para as carreiras jurídicas, e no teste de memorização, que é o concurso. “Não é isso que se busca, o que se busca é vocação. É algo que vai além da graduação, algo que faça os futuros magistrados gostarem de gente, pois resolver processo é fácil, resolver conflitos, cuidar de pessoas, é um pouco mais difícil”, afirmou o desembargador.

Para Marcos Alaor, esse paradigma precisa ser substituído pela busca de vocacionados, que tenham o conhecimento técnico, mas também as características humanísticas e sociais inerentes ao cargo. O novo perfil é necessário diante do atual cenário do judiciário em que o juiz deixou de ser apenas cumpridor de lei para ditar políticas públicas, por meio de decisões judiciais em casos, por vezes, não previstos nos códigos ou cujas legislações são fluídicas ou lacunosas. “Eu não tenho dúvidas que o único lugar seguro para o Poder Judiciário e para o magistrado do futuro é estar ao lado do povo, sintonizado com os valores que estão sendo alterados”, concluiu.

Finalizada a palestra, o Diretor da Emeron fez uma apresentação da Escola desde sua fundação, passando pelas conquistas que tornaram possível alcançar o presente patamar de Escola Judicial e de Instituição de Ensino Superior. Também foram apresentados os próximos projetos da Escola Judicial, que incluem a consolidação do Centro de Pesquisa e Publicação, que será imprescindível para a produção de conhecimento voltado ao aprimoramento judicial; o início da primeira pós-graduação lato sensu em Organizações Criminosas, realizada em convênio com o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas; e a implantação do Doutorado Profissionalizante.

Em seguida, os professores Úrsula Gonçalves e Edenir Albuquerque comandaram uma dinâmica para que os alunos pudessem se conhecer. Após preencherem um formulário, os discentes liam a resposta de outro colega. A atividade permitiu que cada um contasse um pouco da sua estória e também suas expectativas para a pós-graduação.

Finalizando a aula magna, os professores apresentaram suas credenciais e a(s) disciplina(s) que ministram. Alguns dos docentes, também relataram suas experiências como ex-alunos do então Curso de Preparação para a Carreira da Magistratura, a exemplo do Juiz Antonio Robles. “Fui aluno da segunda turma (1987), me tornei juiz em 1993 e comecei como professor em 1997. Posso dizer com a maior honra que temos mais de 70 alunos que ocupam cargos públicos. Essa é nossa alegria, é quando vocês chegam onde querem e isso tem dado certo, pois é uma coisa que fazemos com amor”, finalizou.

Veja todas as fotos no Flickr da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066