Assim como em Porto Velho, a Subcomarca de Ji-Paraná deu início ao ano letivo da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) com a realização de aula magna na noite de segunda-feira, 5. As atividades da noite foram comandadas pelo vice-diretor, Juiz Guilherme Ribeiro Baldan.

A pós-graduação é o único curso da Escola Judicial ofertado ao público externo e tem como missão a identificação e preparação de vocacionados para a magistratura. O diferencial do curso é a composição majoritaria de seu corpo docente: juízes do Tribunal de Justiça, que compartilham suas experiências na profissão.

 

Os novos alunos foram recepcionados com um coffee-break, possibilitando a construção de laços entre os eles e os membros do corpo docente. Em seguida, uma dinâmica fortaleceu a integração. Após preencherem um formulário, os discentes, docentes e colaboradores da Emeron, apresentavam um ao outro a partir de suas respostas.

Dando início à Aula Magna, o vice-diretor da Emeron explanou os  objetivos do curso e as metodologias utilizadas nas aulas e atividades extra-classe. Os programas de extensão promovidos no curso também foram apresentados. Por meio dos projetos Justiça da Escola e Intramediação, os alunos são incentivados a socializar o conhecimento técnico à realidade da comunidade local, promovendo a reflexão tanto nos acadêmicos quanto nos beneficiados pela iniciativa.

Como forma a motivar os novos alunos, foram demonstrados casos de sucesso de ex-alunos do então Curso de Preparação para a Carreira da Magistratura que lograram aprovação em concursos para a magistratura e outras carreiras jurícidas, sendo que alguns deles, atualmente são professores da pós-graduação, a exemplo das juízas Anita Belém e Cláudia Maciel.

AVA

 

Na noite de ontem, 06, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi apresentado à nova turma. O ambiente permite o compartilhamento de ementas de disciplinas, materiais utilizados nas aulas, bem como a realização de atividades extras e chats. Os alunos aprenderam como utilizar o sistema para complementação do aprendizado.

 

Após a demonstração, a professora de Metodologia da Pesquisa Científica, Philiane Paulino, realizou uma atividade pedagógica no ambiente virtual. Utilizando o chat, os alunos promoveram um debate sobre os tipos de conhecimento mais apropriados à prática jurídica.

O AVA faz parte do projeto de educação a distância da Emeron e também contribui com o projeto de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Veja todas as fotos no Flickr da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066