Nesta quinta-feira (12), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu um café da manhã com a imprensa, para marcar a passagem do Dia do Jornalista (7 de abril) e apresentar suas instalações e atividades. Os veículos de comunicação presentes representavam a mídia eletrônica, impressa e radiofônica.

Os jornalistas foram guiados em uma visita aos auditórios, salas de aula, biblioteca e demais espaços da sede da Emeron e, logo após, foi feita a apresentação de um vídeo institucional. A seguir, o diretor da Escola, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, explicou à imprensa o histórico da educação para magistrados em Rondônia. “Hoje, a carreira da magistratura é estruturada na meritocracia, com todo juiz tendo que cumprir ao menos 40h por ano de cursos na Emeron”, disse.

Ele lembrou aos presentes que o Poder Judiciário de Rondônia é o segundo maior empregador do estado, atrás apenas do executivo, daí a importância da formação continuada de magistrados e servidores de forma a promover a capacitação permanente do judiciário frente às novas demandas da sociedade e até as impostas pela tecnologia.

Sobre a relação com a imprensa, frisou que os media trainings – que também são oferecidos pela Emeron – são importantes para “compreender o timing da imprensa para levar a mensagem adiante” e que às vezes é preciso abandonar a linguagem técnica para aproximar a população dos temas jurídicos concernentes a ela, assinalando ainda que os meios de comunicação chegam a um público amplo que nem sempre a escola consegue atingir. Por fim, marcou o papel fundamental de fiscalização que a mídia possui.

Novo curso

Na ocasião, o diretor também anunciou a implantação de mais uma pós-graduação oferecida pela Emeron, a especialização em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção, em parceria com o Tribunal de Contas e Ministério Público do estado.

Com início previsto para agosto, o novo curso terá 45 vagas voltadas a magistrados de 1º e 2º grau, membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas, além de delegados da Polícia Civil. Para Marcos Alaor, a especialização “trará para Rondônia a expertise em área tão em voga no atual cenário político nacional”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066