A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promove, nos dias 12 e 13 de abril, a primeira turma do curso Condução Econômica, voltado a servidores que trabalham como operadores de transporte, na segurança e vigilância. A formação objetiva empregar conhecimentos e práticas que visem o melhor aproveitamento de equipamentos, de maneira a operar o veículo acionando os mecanismos de controle (acelerador, freios, direção, caixa de transmissão) em sintonia com as situações que acontecem ao longo da viagem (subidas, descidas, retas e curvas).

Ministrado pelo instrutor de trânsito Wanrley Marques, o conteúdo programático inclui conceitos de condução segura, regras para a prática da condução econômica, seus objetivos, benefícios e tecnologia de apoio. “O objetivo é que todos os motoristas façam o curso com o intuito de manter os veículos da frota em perfeitas condições de funcionamento, trabalhando os aspectos de direção defensiva e da redução de consumo de combustível e de oficina para esses veículos que viriam a quebrar devido à operação dos condutores, com o intuito de manter a integridade do patrimônio público, reduzindo os gastos do tribunal”, afirma Wanrley.

Sobre a turma, o instrutor diz que “principalmente quem é um pouco mais antigo, acostumado com mecanismos de carros mais antigos, sente um pouco de dificuldade em assimilar esse novo equipamento quando se fala em veículos mais modernos como os automáticos ou automatizados, mas com o passar do tempo eles vêm se adaptando bem a essa situação. Hoje, já não são mais motoristas, mas sim operadores devido a tanta tecnologia”, o que está alinhado à frota atual do PJRO, bastante recente.

O aluno Ubiratan Rebouças Filho, que trabalha no Tribunal de Justiça desde 2011, concorda: “O curso é muito bom, pois é sempre um novo conhecimento que a gente agrega”. Segundo ele, é a primeira vez que é oferecido um curso nesses moldes, ainda mais interessante para os que, como ele, viajam bastante para o interior: “Estou aprendendo coisas que achava que fazia certo, mas na verdade não”, completa. A próxima turma do curso de condução econômica será em maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066