A juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia Úrsula Gonçalves, formadora da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), participa desde ontem (15), em Brasília, da oficina Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem. A ação educacional faz parte do Nível 2 do curso Formação de Formadores (FOFO), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A magistrada rondoniense participa da oficina ao lado de outros 20 formadores que concluíram o Nível 1 do curso. A realização da atividade possibilita aos formadores desenvolver e refletir sobre os aspectos do trabalho de educador na gestão de grupo e espaço pedagógico, com o objetivo de estabelecer diálogos em espaços educativos.

A oficina tem por base conceitos de dialética e comunicação, a partir dos trabalhos dos autores Lev Vygotsky, Mikhail Bakhtin e José Manuel Moran. Uma das propostas é promover nos cursistas a ideia da participação do aluno no desenvolvimento da aula, explorando elementos relacionados à comunicação, com a referência dos conceitos de metodologias ativas e protagonismo discente.

No decorrer da oficina, são realizadas algumas dinâmicas e atividades práticas, além de exercícios de respiração, voz e postura para docentes. Há ainda atividades voltadas a recursos tecnológicos, no intuito de mostrar ferramentas como Moodle e Prezi, que podem ajudar no trabalho pedagógico.

Confira mais fotos da oficina no Flickr da Enfam.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Enfam)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066