Nos dias 4 e 5 de julho, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu dois treinamentos em gestão de tempo e produtividade, “Triad Training” e “Triad Teams – Equipes de Alta Produtividade”, destinados a 34 servidores da Divisão de Suporte aos Usuários (Disus), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). As ações formativas visam possibilitar o desenvolvimento dos padrões de produtividade esperados para a área de Tecnologia da Informação, agregados ao equilíbrio pessoal e profissional, apresentando resultados positivos e alinhados com a estratégia do Poder Judiciário de Rondônia.

A Disus tem atribuições diversificadas que envolvem desde o atendimento a solicitações de usuários e jurisdicionados do PJRO até a contratação de equipamentos de informática, bem como projetos e atividades administrativas. Cotidianamente, os servidores da unidade devem estabelecer novos padrões de produtividade e aplicar no dia a dia conceitos atuais sobre gestão de tempo, de forma a organizar-se para executar as estratégias estabelecidas, aumentando o rendimento e sanando possíveis falhas com base no levantamento de fatores de riscos.

Ministrados pela business coach Valéria Nakamura, consultora certificada da Triad PS – empresa de consultoria em produtividade que desenvolveu uma metodologia própria no assunto –, os treinamentos propiciaram trazer os resultados esperados agregados ao equilíbrio pessoal, de forma a manter o ritmo da equipe e seus membros engajados, auxiliando o gestor a ter uma visão sobre como lidar e apoiar as pessoas na busca por um resultado comum, sob os princípios da matriz de resultados versus equilíbrio. “A produtividade é importante em qualquer aspecto, as pessoas às vezes veem isso só no mundo privado ou profissional, mas todo mundo hoje precisa ser mais produtivo, trabalhar com inteligência. Os recursos podem estar mais escassos, não só dinheiro, mas funcionários e tempo, então é preciso utilizar melhor esses recursos, de forma mais planejada”, afirma Valéria.

As ações formativas guardam relação com três macrodesafios do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) do TJRO: Aprimoramento da Governança e Gestão de TIC, Gestão adequada de pessoal de TIC e Melhoria da imagem da TIC do PJRO. As temáticas do primeiro treinamento, Triad Teams, incluíram: Identidade e Definição dos objetivos do time, O papel do líder na formação da alta produtividade, e Organização da gestão do time. Já o Triad Training contemplou: Análise do uso do tempo por meio do gráfico da tríade do tempo, Planejamento e Organização em todos os níveis. “Trabalhamos como ter uma equipe mais produtiva, mas o líder é uma pessoa que está nesse processo de direcionamento e, se não for produtivo, a equipe também não será, então há essa mescla da questão pessoal com a profissional, para que as equipes possam ter melhores resultados com muito mais equilíbrio, utilizando melhor o seu tempo”, diz a consultora.

O servidor Valglaci Coelho conta que os treinamentos eram muito aguardados: “A equipe de atendimento reduziu bastante e precisava produzir mais com uma quantidade menor de pessoas, então esse tipo de curso pode melhorar o nosso trabalho”. Ele destaca alguns pontos que se sobressaíram nos dois dias: “Precisamos ter estratégia, trabalhar as tarefas e delegar bem, sabendo acompanhar o que a gente desempenha para a equipe toda, então isso foi importante, identificar o que é urgente, importante e o que é circunstancial, ou seja, que atrapalha a atividade da unidade, para melhorá-la realmente”.

Valéria salienta a importância dos métodos apresentados, para que “os líderes possam buscar uma comunicação mais sinérgica com as equipes e uma forma de estabelecer uma confiança mais adequada, então tem uma questão comportamental mas há também um ferramental”. Valglaci garante que já estão colocando em prática: “Conversando com pessoas da equipe, vi que o pessoal já está se articulando em relação a algumas instruções que foram abordadas no curso. A gente tem que continuar estudando e procurando mais conhecimento com relação à área, que é bem interessante. Ao menos eu pretendo, esse foi apenas o primeiro”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066