Servidores da Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle (SEAIC) participaram no início desta semana do módulo I do curso Introdução à ISO 31000:2018 - Gestão de Riscos, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). A formação teve como objetivo qualificar a equipe com o conhecimento necessário para o aprimoramento das atividades de auditoria interna (avaliação e consultoria) utilizando o framework COSO e a norma internacional ISO 31000 de Gestão de Riscos.

A norma fornece diretrizes gerais para gerenciar riscos, em quaisquer atividades, incluindo a tomada de decisão em todos os níveis e fornece também uma abordagem comum que pode ser personalizada para cada tipo de organização e seus contextos. Danos à reputação ou à marca, crime cibernético, risco político e terrorismo são alguns dos riscos que as organizações privadas e públicas podem enfrentar.

Para o Analista Contador Everton Batista, lotado na SEIAC, os conhecimentos adquiridos na capacitação farão com que o setor de auditoria seja o indutor sobre como trabalhar com riscos. “Nossa unidade, ao longo dos dois últimos anos, tem implantado metodologias de trabalho baseado em riscos e estamos no processo de aperfeiçoamento e amadurecimento. A proposta é trazer a administração para que possamos implantar a gestão de risco em todos os processos, não somente na auditoria, que é o recomendado e já é feito em outros órgãos”.

Além dos 20 servidores do Tribunal de Justiça, participaram da formação outros três servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon). A formação, ministrada nos dias 6 e 7 de agosto, foi conduzida pelos consultores Oneglia Cavalcanti e Joacir Araújo Machado Júnior. Nos dias 21 e 22 deste mês será realizado o módulo II com o tema “COSO 2013 de Controles Internos Agregado à ISO 31000 de Gestão de Riscos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066