Entre os dias 3 e 7 de outubro, dois servidores da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) participaram de formações promovidas fora do estado. O diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Escola, Aurélio Zenor, esteve no 24º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em Florianópolis (SC), enquanto Marcelo Cidade, da Assessoria de Comunicação, realizou o Treinamento Oficial Adobe Digital – Animações e Efeitos com After Effects, em São Paulo (SP).

O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de Rondônia estabelece a implantação da política de Educação a Distância (EaD), essencial para a promoção da formação profissional no âmbito do TJRO. Desde 2016, a Emeron tem se desafiado no planejamento e oferta de cursos a distância com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso dos magistrados e servidores ao ensino. Neste semestre, tiveram início os primeiros cursos próprios nessa modalidade: Língua Brasileira de Sinais (já em andamento) e Captação de Recursos Financeiros da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas do TJRO (com início para o próximo mês). O projeto Trilhas de Aprendizagem, proposto pelo Departamento de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Deadec), ajudará a fomentar a produção de cursos EaD em larga escala.

A concepção de cursos na modalidade envolve diferentes conhecimentos e profissionais, considerando conceito, linguagem e metodologia próprios, fato que exige constante aperfeiçoamento desses profissionais para a gestão e acompanhamento das tecnologias e recursos. Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o Congresso Internacional consolidou-se como um espaço para que pesquisadores, educadores e gestores de EaD possam divulgar pesquisas científicas, compartilhar relatos de experiências inovadoras e participar de minicursos, palestras e mesas redondas com especialistas do Brasil e do exterior. Com vários convidados keynote speakers, o evento tem como um de seus escopos o incentivo às melhores práticas de uso da tecnologia no ambiente da educação.

Segundo Aurélio, no que se refere às TICs, “a participação da Emeron neste congresso proporciona ao Poder Judiciário a capacidade de acompanhar as tendências tecnológicas contemporâneas, utilizando a modernidade e visando sempre uma maior integração da tecnologia com a aplicação do ensino e da aprendizagem, assim como a gestão das informações e processos relativos ao contexto da atividade de capacitar pessoas”. Ele conta que foram apresentadas no evento experiências de utilização do Moodle (ferramenta adotada pela Emeron) e outros softwares, integrados entre si ou não, nos trabalhos relativos à gestão dos cursos.

Já o treinamento em After Effects, promovido pela ENG Multimídia e ministrado pelo designer Bruno Cruz, vai contribuir na criação de vinhetas, animações e pós-produção dos recursos audiovisuais, enriquecendo os materiais didáticos em EaD, além de proporcionar mais interatividade com o público interno e externo. Marcelo diz que a formação “contribui aumentando as possibilidades de criação em produções audiovisuais, tendo em vista que as grandes produtoras do país utilizam este software para criar e finalizar produções cinematográficas”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066