O desembargador do Tribunal de Justiça e Diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), Marcos Alaor Diniz Grangeia, foi homenageado, na manhã de hoje, 31, com a outorga da medalha da Comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon. A insígnia, do Governo do Estado, é entregue a personalidades ou instituições que se destacaram pela notoriedade do saber ou por relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia e ao seu povo.

 

Instituída pelo o Decreto nº 30, de 05 de novembro de 1982, assinado pelo então governador Jorge Teixeira de Oliveira, a Comenda da Ordem do Mérito Marechal Rondon é a honraria mais importante concedida pelo governo estadual. A homenagem foi criada para distinguir e agraciar personalidades ou instituições nacionais e estrangeiras que ajudaram a construir o Estado de Rondônia.

 

Marcos Alaor recebeu a medalha, no grau de Comendador, conforme decreto assinado pelo Governador Daniel Pereira, grão-mestre da Ordem, pelos relevantes serviços prestados ao Estado por meio de sua atuação como advogado, procurador do Estado e atualmente, magistrado.

Homenageado

Marcos Alaor Diniz Grangeia bacharelou-se em Direito, em 1983, na Faculdade de Direito de Marília, mantida pela Fundação de Ensino "Eurípedes Soares da Rocha". Já formado, atuou como advogado do Município de Assis-SP e nos Estados de São Paulo e Rondônia. Em solo rondoniense, foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil e também Procurador do Estado.

Aprovado no V Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Estado de Rondônia, foi nomeado para o Cargo de Juiz Substituto da Comarca de Porto Velho em 1990. Foi Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia no período de 1996 a 2005, mesmo período em que ocupou a Vice Direção da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Em 18 de novembro de 2005 é nomeado Desembargador do TJRO, desenvolvendo suas atividades judicantes na 2ª Câmara Cível, da qual é o atual presidente. Foi Vice-Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2010/2011.

Além do trabalho no âmbito jurídico, Marcos Alaor fez grandes contribuições à educação judicial. Foi membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (EMFAM), integrou o grupo de trabalho da ENFAM para o desenvolvimento de programa de atualização e preparação da magistratura nacional para aplicação do novo Código de Processo Civil (CPC), a Comissão de Estudos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), para apresentação de sugestões ao Novo CPC; e a Comissão de Acompanhamento de Mediação e Arbitragem no Brasil, instituída pela AMB. Além disso, também faz parte da Coordenadoria da Escola Nacional da Magistratura – ENM.

Como autor, publicou a obra “Administração Judiciária - Gestão Cartorária”, pela ENFAM (2011) e possui vários artigos publicados pela Revista da Emeron, Revista dos Tribunais, Consultor Jurídico, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066