Duas servidoras da Divisão de Serviços Gráficos (Digraf) do Tribunal de Justiça de Rondônia começaram nesta terça-feira, 5, Capacitação em Design Gráfico no Senac Esplanada, em Porto Velho. Viabilizada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), a formação de Florenilcy Naje e Raquel Correia Lima – que segue até maio – visa ao aprimoramento das atividades de elaboração de arte, como criação e edição de imagens, designs, editoração do Diário da Justiça e outros serviços relacionados a produção de folder, flyer, panfleto, cartaz e demais materiais.

Dividido em cinco módulos que totalizam 132 horas, o curso aborda os aplicativos Power Point, Photoshop, Corel Draw, InDesign e Illustrator, analisando as guias, interfaces e ferramentas de cada software. Desta forma, oferece uma prática mais elaborada dos conceitos visuais e projetos gráficos para mídia online e off-line, por meio de construção de peças de comunicação e edição completa de imagens.

Raquel, que trabalha há um ano na gráfica, explica que a divisão tem duas linhas, uma que trabalha com o Diário da Justiça – com o Adobe InDesign como ferramenta para edição – e outra que utiliza mais o Corel, Illustrator e Photoshop para os demais trabalhos gráficos, principalmente destinados à Emeron, como apostilas, folders, cartazes e livretos dos cursos. “Precisa de mais gente capacitada para o caso de eventuais ausências de pessoas da equipe, e no caso eu e a Florenilcy vamos ficar com esse suporte”.

Ela conta que, além da criação de arte em si, algumas coisas são recebidas prontas, mas sempre tem alguma adaptação necessária para o acabamento do produto final. “A informática está sempre melhorando, sempre tendo uma novidade, na parte do Diário por exemplo de repente vai se trazer algo mais rápido na editoração, para acelerar no tempo”, diz.

Hoje, o material do Diário da Justiça do dia seguinte é recebido entre 13h e 14h e a edição deve estar pronta às 18h. “Recebemos as matérias que vem do SAP (Sistema de Automação Processual) e da Secretaria-Geral, de todo o estado, depois de baixar tudo a gente insere no InDesign e a partir daí vai diagramando, são 1.300 páginas em média por dia, então necessita sempre melhorar o uso das ferramentas”, avalia Raquel.

As aulas ocorrem em turnos de duas horas de manhã e à tarde, com cada um dedicado a uma ferramenta diferente. “O Senac é uma escola de profissionalização que é focada nesse tipo de curso, a finalidade sempre foi de cursos na área de informática, então é bem especializado”, conclui a servidora.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066