A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) está com inscrições abertas, até 28 de março, para o curso Metodologias de Prevenção de Violência Sexual para Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção, que será realizado nos dias 14 e 15 de maio, das 8h às 17h40. As dez vagas são destinadas a magistrados do interior que atuam com processos de crimes contra crianças e adolescentes.

A formação integra a programação da 1ª Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pelo 2º Juizado da Infância e da Juventude (JIJ) entre os dias 13 e 17 de maio, com o objetivo de contribuir para o exercício profissional mais apurado na condução de situações de violência contra a criança e o adolescente, assim como instrumentalizar possíveis vítimas de violência sexual a distinguir toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda. O evento será inaugurado com a palestra “Desafios da autoproteção de crianças e adolescentes contra violência sexual”, aberta ao público, no auditório da sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, e terá ainda oficinas itinerantes sobre infância e adolescência protegidas, realizadas em quatro escolas municipais da capital.

Também participarão do curso na Emeron magistrados e assessores dos JIJ da capital, bem como psicólogos e assistentes sociais, inclusive das varas de família e das comarcas do interior. A formação será ministrada pela pedagoga Caroline Arcari, que é mestra em educação sexual pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), palestrante na área da sexualidade humana e consultora de enfrentamento à violência sexual e do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Serão analisados temas como: conceitos e histórico da sexualidade humana, desenvolvimento psicossexual infanto-juvenil típico e atípico, sinais clássicos da violência sexual no comportamento de crianças e adolescentes, dinâmica do autor da violência (pedófilos x abusadores ocasionais), procedimentos de denúncia, estratégias de prevenção, programas de autoproteção da América Latina, questionários para avaliação de comportamento, redução de vulnerabilidade em espaços educativos, além de trechos de filmes e desenhos e estudos de caso.

Inscrições

Os magistrados do interior interessados no curso deverão se inscrever por meio do link disponível no menu Inscrições do site da Emeron (emeron.tjro.jus.br), até o dia 28 de março. A lista será submetida à Corregedoria-Geral da Justiça para deferimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066