Estão abertas, até o próximo dia 07 de maio, as inscrições para a Formação Inicial em Brigadista de Emergência, que será realizado na comarca de Ji-Paraná, de 03 a 06 de junho, nos turnos da manhã e tarde. São 40 vagas para servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia das comarcas de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Alvorada d’Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

Ministrada pelos bombeiros militares Francisco Andrade Júnior, major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) e atual assessor bombeiro militar do TJRO, e Esdras Trajano, 3º sargento do CBMRO, a capacitação de 32 horas-aula busca formar novos brigadistas e atualizar os já formados. Não poderão se inscrever para nenhuma das quatro turmas os brigadistas que já realizaram o curso em 2018, para oportunizar a participação dos demais servidores que ainda não cursaram a formação/atualização.

O objetivo do curso, realizado 70% em sala de aula e 30% em práticas externas, é capacitar os participantes a intervir em situações de risco de incêndio no desempenho de suas atividades como brigadista, aprendendo sobre técnicas e normas reguladoras de prevenção de incêndios, distribuição preventiva da área de risco, tipos e classes de incêndio e características de incêndios estruturais. Também é esperado que atuem com domínio dos métodos de evacuação de pessoas, aplicando-os a situações diversas, e com técnicas de reconhecimento do local, demonstrando conhecer os riscos associados à atuação na prevenção de incêndios diversos.

Os conteúdos abordados nos dois primeiros dias são: noções básicas de anatomia, biomecânica do trauma, avaliação da cena (primária, secundária e continuada), reanimação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE), fraturas, hemorragias, queimaduras, triagem START, manipulação e transporte de pacientes. Já os dois dias finais da formação são voltados ao combate a incêndio, com atividades práticas e os seguintes tópicos: responsabilidade do brigadista, grandes incêndios na história, teoria do fogo, métodos de propagação, classes de incêndios, métodos de extinção, agentes extintores, comportamento do fogo, prevenção contra incêndio, plano de emergência e abandono de área.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas, até 17 de maio, por meio do menu Inscrições no site da Emeron (emeron.tjro.jus.br). O critério para seleção será a ordem de inscrição dentro do limite de vagas estipulado para cada comarca: Ji-Paraná – 15 vagas, Ouro Preto do Oeste - 6, Presidente Médici - 5, Alvorada d’Oeste - 5, São Miguel do Guaporé - 3, São Francisco do Guaporé - 3 e Costa Marques - 3. Além das diárias, os servidores selecionados receberão Indenização de Deslocamento Intermunicipal (IDI).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066