Notice: Undefined property: Joomla\CMS\Document\HtmlDocument::$base in /var/www/html/Emeron/libraries/src/Document/Document.php on line 951
Igualdade de gênero é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e apoiados pela Emeron; veja outros quatro ODS - Emeron

Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para transformar o nosso mundo, está a igualdade de gênero. Esse é um valor já difundido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) por meio de uma série de ações, como a aula magna sobre violência de gênero para a turma 2020 da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, e que agora se ampliam com a adesão da Escola ao Pacto Global da ONU. Na Semana do Meio Ambiente, a Emeron destaca os 17 ODS.

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas é o quinto objetivo. Como todos os demais, ele é desdobrado em metas principais e indicadores a serem atingidos até 2030, neste caso referentes a discriminação, violência nas esferas públicas e privadas, práticas nocivas como casamentos prematuros e mutilações genitais, valorização do trabalho de assistência e doméstico não remunerado, participação plena e efetiva e igualdade de oportunidades para a liderança feminina em todos os níveis na vida política, econômica e pública, além do acesso universal à saúde sexual e direitos reprodutivos.

Já o sexto ODS propõe assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Entre as metas desse objetivo, estão: alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura, bem como ao saneamento e higiene adequados para todos; melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição e aumentando a reutilização segura globalmente; aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez; e implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça. Um último indicador, este referente a 2020, visa proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.

O sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável diz respeito ao acesso sustentável à energia para todos. As três metas principais para os próximos dez anos referentes a esse ODS destacam: assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global, e dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética. Outros indicadores até 2030 preveem reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, promover o investimento na infraestrutura de energia, e expandir essa infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento.

O ODS8 visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Suas metas almejam: sustentar o crescimento econômico per capita; atingir níveis mais elevados de produtividade das economias; promover políticas que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação; melhorar a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção; alcançar o emprego pleno e produtivo para todos; reduzir a proporção de jovens sem emprego ou formação; tomar medidas para erradicar o trabalho forçado e acabar com a escravidão moderna, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil em todas as suas formas; proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros; implementar políticas para promover o turismo sustentável. Por último, fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais para incentivar a expansão do acesso aos serviços bancários.

O nono ODS é construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. As cinco metas pretendem desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável e resiliente, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano; promover a industrialização inclusiva e sustentável, aumentando a participação da indústria no setor de emprego e no produto interno bruto; aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas aos serviços financeiros; modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; e fortalecer a pesquisa científica e as capacidades tecnológicas de setores industriais em todos os países, incentivando a inovação e aumentando o número de trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento e os gastos público e privado no setor.

Conheça os quatro primeiros ODS, clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066