Nos dias 14 e 15 de novembro, o diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), desembargador Raduan Miguel Filho, participa do LIV Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), em Teresina. Realizado em parceria entre a Escola Judiciária do Piauí (Ejud) e a Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmepi), com o tema “O Impacto das Novas Tecnologias Disruptivas no Sistema de Justiça”, o evento reúne, no Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí, diretores de escolas judiciais de todo o país.

Evento discute as inovações tecnológicas disruptivas e seus impactos no Sistema de Justiça

Na cerimônia de abertura do Encontro, na noite do dia 14, o presidente do Copedem e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas, disse em seu discurso que discutir as tecnologias disruptivas e seus impactos não é somente aderir a novas culturas e a ferramentas que nos farão felizes. “É, sobretudo, compreender que tudo é processo, é cultural e deve ser comedido. O Judiciário tem um papel fundamental na garantia dos direitos e nossas escolas judiciárias e da magistratura têm se preocupado em estudar para promover o ser humano com a garantia de direitos, com a possibilidade de usarem novas tecnologias sem correrem o risco de estar aprisionados”, declarou.

Durante a solenidade, o Copedem outorgou a Medalha Mérito Acadêmico Desembargador Antônio Rulli Júnior, destinada a autoridades e personagens que contribuem para o alcance dos objetivos do Colégio Permanente, aos desembargadores Edvaldo Pereira de Moura, diretor-geral da Esmepi, e Sebastião Ribeiro Martins, diretor-geral da Ejud. Já a Medalha Ministro Domingos Franciulli Netto foi conferida a outras personalidades em razão de relevantes serviços prestados ao aprimoramento do ensino jurídico e à melhoria da prestação jurisdicional, entre elas o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do TJPI.

A conferência de abertura, intitulada “Simplificação, Virtualização e Internacionalização da Justiça: A Nossa Agenda Comum da ONU e Desafios do Multilateralismo Global”, foi proferida pelo coordenador-geral do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad), ligado ao Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (Ilanud), Edmundo de Oliveira. O consultor da ONU abordou a transnacionalidade da justiça e os desafios do mundo globalizado.

O segundo dia de atividades do evento (15) é preenchido por painéis e palestras voltados aos temas de tecnologias disruptivas e inovação. Entre as temáticas abordadas estão “Estratégia, Projetos, Execução e Resultados na Gestão Judiciária” e “Judiciário 4.0 – Administração Judiciária 4.0”, esta ministrada pelo chefe de gabinete da Assessoria Geral de Inovações de Governança de TIC do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ivan Lindenberg Junior, que em sua explanação trabalhou conceitos como governança, estratégia e comprometimento.

O dia será encerrado com a apresentação do documento final do Encontro, a Carta de Teresina. “A Carta norteará as ações das escolas para o ano de 2023 e apontará caminhos às gestões dos tribunais estaduais, no sentido de avançarmos na prestação jurisdicional por meio da disponibilização de ferramentas que possibilitem, de fato, uma Justiça para todos”, pontua o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, diretor-geral da Ejud.

Amazônia

A participação do diretor da Emeron no Encontro do Copedem acontece na semana anterior ao evento que a própria Escola da Magistratura de Rondônia sediará: o 1º Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia, que acontece nos próximos dias 24 e 25 de novembro. Além de diretoras e diretores das demais Escolas da Magistratura, o evento é destinado a representantes das escolas de governo ou unidades educacionais dos demais órgãos do judiciário rondoniense.

As inscrições seguem abertas até o dia 17 e devem ser registradas no hotsite do evento, na página Inscrições. Com o tema “Educação Judicial na Amazônia - Caminhos e Perspectivas”, o evento na sede da Emeron em Porto Velho contará com conferencistas e painelistas de destaque na educação judicial do país. “O I Encontro de Escolas Judiciais da Amazônia tem o objetivo de promover o conhecimento e o debate sobre a formação de magistrados e magistradas com o olhar para as especificidades da Amazônia, analisando a importância de oferecer uma formação humanística, cultural e crítico-valorativa para atuar e atender as necessidades da região em sua expressiva diversidade”, diz o desembargador Raduan Miguel Filho.

Veja a programação completa e os currículos dos ministrantes no hotsite do I Encontro.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Ejud)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440