Entre os dias 19 e 21 de junho, servidores(as) que atuam na comunicação institucional do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e da Escola da Magistratura (Emeron) participaram do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). O congresso reuniu profissionais de todo o Brasil para discutir questões relacionadas à comunicação e justiça.

Com o tema "Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial", o congresso abordou questões atuais e relevantes, promovendo debates e trocas de experiências entre os participantes. Durante os três dias de programação, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por especialistas de renome, como a poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas Viviane Mosé. Foram debatidas a integração de tecnologias emergentes, ética, diversidade e sustentabilidade na comunicação institucional. 

Além das palestras, o evento contou com oficinas práticas que permitiram aos participantes aprimorar suas habilidades em áreas específicas, como reportagem multimídia, uso de linguagem simples e acessibilidade na comunicação. A mostra de cases e a cerimônia do tradicional Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça foram momentos de destaque, reconhecendo os melhores projetos de comunicação desenvolvidos por instituições do sistema de justiça, como tribunais, defensorias e ministérios públicos.

O evento, realizado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, consolidou-se como um espaço essencial para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de estratégias comunicacionais inovadoras. Do TJRO, participaram servidores(as) que atuam na Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCOM), na Assessoria de Comunicação da Emeron (Ascom) e no Gabinete da Presidência.

Humberto Villela, Assessor de Comunicação da Presidência do TJRO, contou que o Conbrascom foi um evento de grande relevância para a equipe participante e para o Tribunal de Justiça com os temas da Linguagem Simples e inteligência artificial abordados de forma abrangente e aprofundada. “As palestras e oficinas proporcionaram insights valiosos sobre como podemos utilizar a linguagem simples e a IA generativa para aprimorar a comunicação com o público, tornando-a mais clara, acessível e eficiente”, lembrou.

“Para mim, como profissional de Comunicação Social, o Conbrascom foi uma oportunidade única de aprendizado e atualização. Os conhecimentos adquiridos no evento me permitirão aprimorar minhas práticas e contribuir de forma mais efetiva para as minhas atividades. A constante atualização e ampliação desses conhecimentos certamente se traduzem em uma CCOM mais preparada para enfrentar os desafios da comunicação moderna”, finaliza Humberto.

Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici) 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

 

//
Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440