Já está disponível no canal de YouTube (youtube.com/EscolaEmeron) da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) o quarto episódio da temporada 2024 do Programa Magistrados de Sempre. O entrevistado da vez é o desembargador aposentado Renato Mimessi, um dos pioneiros que ajudou a construir a história da Justiça no estado.
O Magistrados de Sempre é um programa institucional da Emeron que busca valorizar a carreira a partir de entrevistas com juízes(as) e desembargadores(as) aposentados(as), para resgatar e preservar a memória do Poder Judiciário do Estado.
Durante cerca de uma hora, o juiz e coordenador do programa, Audarzean Santana, conduziu uma conversa leve e emocionante sobre fatos que marcaram a vida do juiz. Formação acadêmica, carreira jurídica, apoio da família, processo de mudança, aposentadoria e voluntariado foram assuntos do programa.
Atualmente com 68 anos, Renato é formado em Direito e trabalhou como advogado em Assis (SP), sua cidade natal, até decidir ingressar no Poder Judiciário, após a criação do estado de Rondônia. Aos 25 anos, tornou-se um dos juízes mais jovens do país ao ser aprovado no primeiro concurso público de magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia, em 1982.
Aos 35 anos, o magistrado ascendeu ao cargo de desembargador. Durante sua carreira, esteve em diversas posições no Judiciário, como a Presidência e Vice-presidência do TJRO. Além disso, exerceu o cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
Em 2019, o desembargador do Judiciário Rondoniense recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia. Dois anos depois, Renato aposentou-se.
Os demais episódios já publicados seguem disponíveis no canal do Youtube da Emeron (veja a playlist completa). Desde setembro, quando o projeto foi lançado, já são sete programas disponibilizados.
Texto: Emily Costa (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron