Gestão Cartorária Judicial
Pós-Graduação
 

ALEXANDRE MIGUEL

Desembargador do Poder Judiciário de Rondônia. Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Mestre em Poder Judiciário pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (2009). Especialista em Direito Penal pela Fundação Universidade Federal do Estado de Rondônia - UNIR (2001), em Direito Constitucional pela Associação de Ensino Superior da Amazônia - FARO (2002) e Poder Judiciário pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (2008). Graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1987). Professor de Direito Constitucional da Emeron, onde também já ministrou as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Agrário, Direito Civil, Processo Penal e Prática de Sentença Criminal

   
 

ALMIR DOS SANTOS ALBUQUERQUE

Analista de Sistemas do Poder Judiciário de Rondônia. Possui graduação em Ciências com Habilitação Em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (1986), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (1997) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Projetos e Desenvolvimento de Sistemas de Informação.

 http://lattes.cnpq.br/6461040019298530

   
 

ARLEN JOSÉ SILVA DE SOUZA

Juiz de Direito do Poder Judiciário de Rondônia. Professor da Universidade Europea de Madrid; Professor da Universidade Federal de Rondônia e da Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Cartorária Judicial da Emeron e Membro do Comitê Cientifico da Revista Cadernos de Dereito Actual de Santiago de Compostela/Espanha. Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Mestre em Direito pela Fundação Getúlio Vargas - FGV; MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV; Especialização em Direito Penal, pela Universidade Federal de Rondônia/Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia. Com atuação profissional na área de docência no ensino superior nas disciplinas: Direito Penal, Direito Processual Penal, Execução Penal, Direito Eleitoral, Métodos Alternativos de Solução de Conflito e Prática Cartorária

http://lattes.cnpq.br/4354433259831808

   
 

ÁUREO VIRGÍLIO QUEIROZ

Juiz de direito do Poder Judiciário de Rondônia desde fevereiro/2001. Docente da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia desde 2002. Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Direito Civil pela PUC/MG. Especialista em Direito Público pela ULBRA/RO. Especialista e Mestre Profissional em Poder Judiciário pela Escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro. 

   
 

ELAINE PIACENTINI BETTANIN

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Paraná (1998). Especialista em Gestão da Qualidade e em Desenvolvimento Gerencial. Especialista em Administração Pública com ênfase em Poder Judiciário pela Fundação Getulio Vargas. Na área de cursos de Extensão especializou-se em Orçamento Governamental e em Gestão de Processos e Pessoas também pela FGV-Rio. Concluiu o curso de extensão Formação de Formadores promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Está em fase de conclusão da especialização em Metodologia e Docência no Ensino Superior da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – EMERON. É Instrutora Interna da EMERON, ministrando nos Cursos de Formação Inicial dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e na Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Cartorária Judicial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas. Atuou em diversas empresas privadas no segmento de investimentos e captação de recursos, logística, análise de crédito, seguros, marketing e vendas, com foco em melhorias de atendimento ao público. Atualmente é Chefe de Gabinete da Secretaria Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

http://lattes.cnpq.br/4556970557702769

   
 

FRANKLIN VIEIRA DOS SANTOS

Juiz de Direito do Poder Judiciário de Rondônia desde Fev/2001. Doutor em Direito pela Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI. Atualmente é titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Porto Velho. Também é Professor do Centro Universitário São Lucas - FSL, de Porto Velho/RO, Curso de Direito, titular das Cadeiras de Direito Penal II e Direito Processual Penal II. Titular da cadeira de Direito Empresarial na Graduação na Escola da Magistratura. Mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (1997). Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal, pelo Instituto Luterano de Educação Superior de Porto Velho (2001) e MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Processo Penal e Direito Penal.
   
 

GUILHERME RIBEIRO BALDAN

Juiz de Direito do Poder Judiciário de Rondônia, titular do 4º Juizado Especial Cível da Comarca de Porto Velho. Vice-Diretor da Escola da Magistratura (2016-2017 e 2018- 2019). Professor de Técnica de Sentença Cível da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Doutorando em Ciência Jurídica, da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Mestre em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, 2006. Pós-graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, 2003 e Especialização em Direito para Ingresso na Magistratura, pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná, 1993. Bacharel em Direito, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, 1991.

http://lattes.cnpq.br/0381748591065344

   
 

ILISIR BUENO RODRIGUES

Juiz de Direito do Poder Judiciário de Rondônia desde 1994, titular da 7ª Vara Cível de Porto Velho. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça da Universidade Federal de Rondônia (Unir/Emeron), com linha de pesquisa na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento da Justiça. Professor de Deontologia e Hermenêutica Jurídica do Curso de Especialização em Direito da Emeron. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (1991), com especialização em MBA em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas-FGV.

   
 

ILMA FERREIRA DE BRITO

Diretora Pedagógica da Escola de Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Doutoranda em Ciências Políticas pelo Programa DINTER/CAPES/FCR/UFRGS. Mestre em Educação, Linha de Pesquisa: Política e Gestão Educacional pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Políticas Públicas e Gestão de Projetos Educacionais pela Escola Superior de Educação de Lisboa - ESEx. Experiência em Gestão de Projetos Educacionais, Políticas e Programa de Governo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas e Gestão, Politica de Formação de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário e Gestão de Programas Educacionais.

http://lattes.cnpq.br/6036591038925634

   
 

IONE GRACE DO NASCIMENTO CIDADE KONZEN

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2010), Especialista em Administração Pública pela Fundação Rio Madeira/UNIR (2004), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1999) e em Administração pela ILES/ULBRA de Porto Velho (2011). Atualmente, trabalha no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, como Coordenadora de Modernização e Gestão Estratégica, e na Faculdade FIMCA, na docência do ensino superior de Administração, nas disciplinas Planejamento e Gestão Estratégica, Teoria Geral da Administração, Teoria das Organizações, Administração Pública e Organização, Sistemas e Métodos. Possui um livro publicado na Área de Educação, além de capítulos de livros e vários artigos publicados. Também possui experiência em docência no nível de pós graduação (lato sensu), na disciplina Fundamentos da Educação, no curso de Metodologia do Ensino Superior da Faculdade UNIRON; nas disciplinas Pedagogia Empresarial, Metodologia da Pesquisa Científica e Gestão por Competência de Conflitos e Negociação, no MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade FIMCA; e Metodologia da Pesquisa Jurídica, na Pós-Graduação em Gestão Pública com Ênfase em Direito e Administração Judiciária e na Pós-Graduação em Gestão Cartorária Judicial, pela Escola da Magistratura de Rondônia - EMERON. 

http://lattes.cnpq.br/7038857004486024

   
 

JEAN CARLO SILVA SANTOS

Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Rondônia, na especialidade Administrador, atualmente ocupa o cargo de Secretário de Gestão de Pessoas. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR -1994); especialização em Gestão Estratégica de Serviços e da Produção (UNIR - 1997) e especialização em Engenharia da Produção com ênfase em Qualidade e Produtividade (UFSC - 2000). É Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EBAPE-FGV (2007) e Doutor em Administração pela UFRGS (2013). Exerceu as funções de Diretor de DRH, Coordenador de Planejamento e Coordenador de Modernização Administrativa do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Governamental, Administração Judiciária, Gestão Estratégica, Metodologia da Pesquisa e Métodos Qualitativos de Pesquisa Científica. Foi Professor Adjunto A e Coordenador Pedagógico do Bacharelado em Administração Pública à Distância da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, vinculado ao ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Atua como docente há 17 anos em cursos de graduação e de Pós-Graduação nas áreas de Administração Pública, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas. Atualmente leciona nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e na Pós-Graduação do Centro Universitário São Lucas - UniSL, em Porto Velho. Desenvolve estudos nas áreas de Gestão de Pessoas e Relações de Gêneros nas Organizações do Trabalho e Análise e Avaliação de Políticas Públicas. Tem como interesse de pesquisa: o cotidiano das organizações públicas e privadas no que diz respeito a processos de modelagem organizacional e suas relações com os indivíduos; a liderança andrógina nas organizações e as estratégias de mudança organizacional.

http://lattes.cnpq.br/0761467887038306

   
 

MARCOS ALAOR DINIZ GRANGEIA 

Desembargador do Poder Judiciário de Rondônia; Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – EMFAM; Membro da Comissão de Acompanhamento de Mediação e 61 Arbitragem no Brasil, instituída pela AMB; Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito Rio; Especialista em Direito Civil e Processo Civil, pela PUC-SP; Especialista em Poder Judiciário, pela FGV Direito Rio; Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Professor da cadeira de Direito Tributário na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia; Professor visitante nas Escolas da Magistratura dos Estados do Rio Grande do Norte, Acre, Bahia, Amapá, Alagoas, Espírito Santo e Sergipe; Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – biênio 2010-2011. Diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – biênio 2018-2019.

http://lattes.cnpq.br/2538304080680537

   
 

MARCIO JOSÉ MATIAS CAVALCANTE

Graduado em ADMINISTRAÇÃO (2006) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). MESTRE em ADMINISTRAÇÃO pela UNIR com defesa da dissertação em 02/12/2012, com o título "Relação entre a Gestão por Competências e o Processo Remuneratório: O caso do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia". Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações (CEPORG) da UNIR nas linhas de pesquisas: Administração: Ensino, Pesquisa e Gestão e; Ativos Estratégicos das Organizações. Professor colaborador na disciplina de Recuros Humanos no curso de ADMINISTRAÇÃO na UNIR, durante 3 anos (de 2007 à 2009). Professor da disciplina de Elaboração e Análise de ; Fundamentos de Administração Empresarial; Gestão de Recursos Humanos I e II, Empreendedorismos e Jogos Empresariais Faculdade de Projetos; Administração da Produção e Operações e Logística, da Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON). Professor da disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão por Competências e Treinamento e Desenvolvimento na Pós Graduação da FATEC e, professor no MBA em Gestão de Pessoas da Faculdades Integradas Aparício Carvalho, na Disciplina de Cargo, Carreira e Remuneração. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Finanças Corporativas, da Fatec. Facilitador do processo de elaboração e atualização do Plano Estratégico, bem como assessor na elaboração e gestão de projetos, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, apresentando habilidades nas conduções das oficinas inerentes a tal construção. Habilidade na condução de dinâmica de grupos. Certificado em gestão da mudança pelo Programa de Certificação Internacional em Gestão de Mudanças Prosci.

http://lattes.cnpq.br/7467197417165160

   
 

MARIA ELISA BASTOS MACIEIRA

Mestre em Administração pela EBAPE/Fundação Getulio Vargas. Administradora pela EBAPE/FGV. Coautora dos Livros: ?O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho?, "Os Indicadores Nossos de Cada Dia", ?A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro" e ?Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias?. Autora do Curso ?Gestão do Poder Judiciário? da FGV Online. Professora do MBA e Mestrado Profissionalizante da FGV-Direito; do MBA de Gestão Empresarial, Gestão Estratégica de TI e Gestão de Processos da FGV Management; do MBA em Administração Judiciária da FGV; UFF/Universidade da Força Aérea. Especialista em Modelagem de Processos, Certificação ISO 9000:2000, Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico. Realizou trabalhos nas seguintes Instituições: TJERJ, TRE/RJ, TRT/RJ, Prudential Seguradora, Eletrobras, Fiocruz, Sesc/DN, MEK Engenharia, ECAD, Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, FURNAS, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLAN/RIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, Generali Seguros, Stolt Comex, FININVEST. Ministrou treinamento para as seguintes Instituições: STF, TRT/RS, TRT/CE, TJAC, TJES, TRT/RS, TJRN, TJRO, TJRS, TRE/ES, TRF/4ª Região, TRT/GO, TRT/SC, ESAD, TRE/ES, TRE/DF, TCU, Prefeitura do RJ, Vale, SENAI/GO, SEBRAE/AP, SEBRAE/RO, Conexxões, IDEMP entre outras.

http://lattes.cnpq.br/8603566160954203

   
 

MARIA LUZIA GODOI NAVARRETE

Servidora do Poder Judiciário de Rondônia desde 1993, onde desempenhou funções de revisora e redatora. Atualmente ocupa o cargo de diretora da Divisão de Registro e Controle Acadêmico. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Afins, pela Universidade Federal de Rondônia (1994). Especialista em Língua Portuguesa. Ministrou várias disciplinas no Curso de Letras da Uniron, onde desenvolveu projetos de leitura e Literatura Infanto-juvenil. Foi docente na Faculdade São Lucas com a disciplina Linguagem Jurídica. Ministra a disciplina de Linguagem Jurídica, desde de 2012, no Curso de Especialização para a Carreira da Magistratura.

   
 

MAURITI MARANHÃO

Mestre em Engenharia Mecânica pela EFEI. Engenheiro Mecânico e Industrial pelo IME e Estatístico pela ENCE/IBGE. Especialização na França e na Inglaterra. Autor dos Livros: ?ISO 9000 ? Manual de Implementação? (8ª edição) e Coautor dos Livros ?O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho?, "Os Indicadores Nossos de Cada Dia","A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro", ?Poder Judiciário: Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição? e ?Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias?. Professor (graduação e pós-graduação) da FGV, UFF, UNIFA, CTA, IME, UNESP, CEFET e outras. Consultor de organizações públicas e privadas, com experiência em controle estatístico de processo, sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000 e QS-9000, gestão organizacional, modelagem de processos de trabalho, logística e planejamento estratégico. Consultor das seguintes Instituições: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Eletrobras, FIOCRUZ, MEK Engenharia, ECAD, Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, FURNAS, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, PETROBRAS, ALCOA, SANEAGO, Mane do Brasil, EXPLO, IPqM, IMBEL e outras 

http://lattes.cnpq.br/3419768611327255

   
  ROGÉRIO MONTAI DE LIMA

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; Pós-Doutor em Direito pela UERJ; Pós Doutor em Direito - Linha de Especialidade em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa; Doutor em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro na linha de pesquisa Acesso à Justiça e Efetividade do Processo; Professor Adjunto de Direito Processual Civil da Universidade Federal de Rondônia; Professor do Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça da Universidade Federal de Rondônia; Professor Titular do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Rondônia; Professor de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Direito; Mestre em Direito dos Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social pela Universidade de Marília; Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Gestão Pedagógica do Ensino Superior pela Faculdade Interamericana de Porto Velho; Bacharel em Direito pela Universidade de Marília. Aprovado em 1º lugar para cadeira de Processo Civil no último concurso para magistério superior da Universidade Federal de Rondônia; Parecerista da Revista Eletrônica de Direito Processual da UERJ; Magistrado, Professor associado a ANNEP ? Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo; Docente capacitado no 1 Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação. Membro do Ceapro - Centro de Estudos Avançados de Processo; Autor das obras 1)"Relações contratuais na internet e proteção jurídica do consumidor", Editora Nelpa, São Paulo, 2008 e 2ed. 2010; 2) "Segurança Jurídica nos contratos de planos de saúde. Editora Sérgio Fabris Editor, Porto Alegre, 2009; 3) "Código de Processo Penal comparado com o Anteprojeto de Reforma". Editora Juruá, 2009; 4)"Reflexiones sobre Derecho Latinoamericano - Estudios en homenaje ao Professor Ricardo D. Rabinovich-Berkman", Editora Quorum, Buenos Aires, 2011; 5)"Reflexiones sobre Derecho Latinoamericano - Estudios en homenaje ao Professor Paulo Bonavides", Editora Quorum, Buenos Aires, 2011; 6) Ativismo Judicial e a efetivação de Direitos no Supremo Tribunal Federal, Editora Sergio Fabris, 2012; 7) Reflexões e Perspectivas dos Direitos e Garantias Constitucionais, Editora Nossa Livraria, 2012; 8) Guia Prático da Sentença Penal Condenatória e Roteiro para o Procedimento no Tribunal do Júri ; Editora Método - Grupo Gen, 2012; 9) E-book (Versão Digital) do Guia Prático da Sentença Penal Condenatória e Roteiro para o Procedimento no Tribunal do Júri ; Editora Método - Grupo Gen, 2013; 10) Vade Mecum de Jurisprudência STF e STJ ; Editora Método - Grupo Gen, 2013 e versão 2014; 11) Constitucionalismo de Transição e Transformação: Uma interface com a Judicialização e Ativismo Judicial, Lumen Juris, 2015; 12) Novo CPC - Análise Doutrinária sobre o Novo Direito Processual Brasileiro, v. 2, Ed. Contemplar, 2015; Novo Código de Processo Civil - versão de Bolso, Imediata, 2016; Ciências Criminais e Juízes Criminais, Ed. Juruá, 2017

http://lattes.cnpq.br/5263815872817845

   
 

SÉRGIO WILLIAM DOMINGUES TEIXEIRA

Juiz de direito do Poder Judiciário de Rondônia, titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA) da Comarca de Porto Velho. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (1993), Pós-graduado (Especialização) em Direito Penal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2007) e Mestre em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - Direito Rio/2008). Doutor em Ciência Política Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Juiz Auxiliar da Presidência do TJRO, biênio 2018-2019. Tem experiência na área de Direito Penal, Direito Penitenciário e Criminologia, com ênfase no estudo da violência, crime e castigo, atuando principalmente no campo da execução penal.

http://lattes.cnpq.br/9457663950649704