A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realizou na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, o segundo dia do Congresso Internacional de Juizados Especiais. O evento tem como objetivo fomentar a cooperação internacional, promovendo a troca de conhecimentos e melhores práticas entre profissionais do Direito de diversos países.

Neste segundo dia, o congresso contou com a participação de palestrantes internacionais, que abordaram a valorização do ser humano na condução de soluções de conflitos e os desafios tecnológicos enfrentados pelos sistemas judiciais contemporâneos para garantir o acesso à Justiça.

O evento ocorre em paralelo ao Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONAMEC) e ao Fórum de Juizados Especiais (FOJUR), que complementam as discussões abordadas durante os dois dias de congresso.

Durante a solenidade, o desembargador Raduan Miguel, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), agradeceu aos parceiros que aceitaram o convite para participar do congresso e declarou abertas as palestras, enquanto mediava a primeira mesa do dia. “Tivemos, neste segundo dia de evento, a continuidade de trabalhos muito produtivos iniciados ontem, mantendo o mesmo espírito de cooperação e troca de experiências. Estou presidindo esta mesa, mas, na verdade, os painelistas é que brilharão com suas exposições”. O painel reuniu especialistas que trouxeram perspectivas globais sobre a importância de priorizar o ser humano nos métodos de resolução de conflitos, com foco no tema 

As apresentações foram iniciadas por Erik de Sousa Dantas Simões, presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONAMEC). Em seguida, participaram, Dr. Zachary R. Calo, do Catar, professor de Direito da Universidade Hamad Bin Khalifa; o norte-americano Dr. Felix Bajandas, consultor internacional em governança e modernização de cortes, vinculado ao National Center for State Courts; e, encerrando o painel, Benes Aldana, também norte-americano, presidente e CEO do The National Judicial College (EUA).

Para encerrar a manhã do evento, a palestra “Desafios atuais, perspectivas futuras e oportunidades na tecnologia para a garantia do acesso à Justiça", veio em sequência, promovendo um debate sobre o papel da tecnologia na transformação dos sistemas judiciais e seu impacto no acesso à Justiça em diferentes contextos.

A mediação foi conduzida pelo presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE), Fernando Ganem, que recebeu por webconferência a argentina, Carina Mariela Ginestar, diretora de Pequenas Causas da Suprema Corte de Justiça da Província de Mendoza; o professor norte-americano Oladeji Tiamiyu, da Universidade de Denver, Sturm College of Law; a juíza peruana Judith Alegre Valdivia, da Sala Mista da Corte de Justiça de Moquegua, no Peru; e, encerrando a apresentação, o juiz israelense Dr. Manachem Klein, doutor pela Tel Aviv University, que compartilhou detalhes sobre o funcionamento do sistema de Justiça em Israel.

O congresso seguiu no período da tarde, com debates e trocas de experiências relacionadas ao Fonamec e ao FOJUR. Para finalizar o dia de eventos, foi realizada a abertura da Exposição da Justiça Rápida Itinerante, no Centro Cultural de Documentação Histórica e Memória do Judiciário de Rondônia (CCDHM).

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de toda a programação do evento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2024 | Todos os direitos reservados