Centro de Pesquisa,
Inovação e Publicação Acadêmica

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron),  recebeu no início do mês de setembro os pesquisadores de segurança pública Vicente Riccio e Giuseppe Giura, a convite do juiz Áureo Virgílio Queiroz, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).

A visita foi focada no estreitamento das relações com as instituições que produzem dados, em especial o  Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica da Emeron (Cepep), além de apresentar os projetos desenvolvidos no programa de mestrado liderado pelos professores.

No encontro, o pesquisador e professor do mestrado em Direito e Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vicente Riccio, relatou que pesquisas na área da segurança pública estão sendo feitas na região sul do Amazonas (municípios de Apuí e Lábrea).

Para Vicente, o principal objetivo desta pesquisa é entender a capacidade do Estado em aplicar a lei no contexto amazônico. Daí a importância de apresentar o projeto para pesquisadores da universidade e de membros do Poder Judiciário de estados amazônicos.

Outro ponto colocado em destaque foi a contribuição que a pesquisa pode dar ao Poder Judiciário nas percepções do contexto amazônico para efetividade na prestação jurisdicional. Além de compartilhar pontos em comuns com a Emeron, o intuito dos pesquisadores é desenvolver projetos em parceria, criando uma relação para que materiais sejam produzidos e distribuídos.

“A ideia agora é construir uma ponte para que possamos desenvolver  projetos de pesquisa em conjunto, seminários, publicações e outras ações voltadas ao conhecimento da realidade da Amazônia também no estado de Rondônia”, destaca.

A visita contou com a presença do doutor em Sociologia e Métodos das Ciências Sociais, Giuseppe Giura. Atualmente, ele atua como pesquisador na  Center for Business in Society (CBS), vinculada à IESE Business School, de Barcelona, Espanha. O pesquisador italiano atuou durante anos como policial de estado na Itália, onde lidou com várias questões relacionadas à segurança pública.

“Essa característica de alguém que foi um prático, que atuou em campo, como também um pesquisador que tem uma sólida formação científica, permite um paradigma substancial para a construção de soluções”, destacou Vicente sobre o colega pesquisador.


Para a visita na Emeron, os pesquisadores foram convidados e recepcionados pelo juiz e Coordenador-Geral do Cepep e Presidente do Comitê Técnico-Científico (CTC), Áureo Virgílio Queiroz.

"Fizemos uma proposição para eles avaliarem se tem em Rondônia algum local para desenvolver pesquisas parecidas com as que são desenvolvidas em Lábrea e também fizemos um convite de parcerias para desenvolver pesquisas em conjunto com a Escola da Magistratura", explica Áureo.  

O juiz e líder do grupo de pesquisa do Cepep, Arlen José Silva de Souza, encorajou Vicente e Giuseppe para integrar o grupo de pesquisa Direito e Políticas Públicas na Amazônia Ocidental, para promover a internacionalização da rede de pesquisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron