Na última sexta-feira (14), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu o I Seminário Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade. Voltado à comunidade acadêmica, o evento discutiu o constitucionalismo frente aos processos de globalização, regionalização e transnacionalização, por meio da apresentação e debate de pesquisas científicas.

Na abertura das atividades, o Juiz Jorge Luiz dos Santos Leal, que coordenou um dos grupos de trabalho, destacou a importância do seminário para a divulgação das pesquisas, e principalmente, como um espaço para que o pesquisador possa receber outras visões sobre seu trabalho e aprimorá-lo. Leal sugeriu aos presentes que aproveitem a participação no seminário e em eventos futuros para analisarem a evolução de suas escritas e de seus pensamentos enquanto pesquisadores.

O seminário foi dividido em quatro grupos de trabalho: “Direito e Sustentabilidade”, “Governança e Transnacionalidade”, “Principiologia Constitucional e Política do Direito” e “Acesso à justiça e jurisdição”, em que foram apresentadas 18 pesquisas, abordando temas como engenharia social, governança no judiciário, ausência de amparo jurídico às vítimas de desastres ambientais, direito à educação inclusiva, proteção às minorias, papel da defensoria no acesso à justiça, entre outros temas. Os artigos foram selecionados por meio de Edital público e passaram por um processo de avaliação pela comissão científica do evento.

Para o advogado Cleverton Reikdal, o espaço proporcionado pelo evento é de suma importância para o ambiente acadêmico, principalmente em programas de pós-graduação stricto sensu. “ Gostaria de agradecer à Emeron pelo espaço, e também a todos os que se envolveram acompanhando as apresentações e analisando os resumos que seriam selecionados. Esse espaço que nos foi cedido é importante para a continuidade do nosso doutorado”, finalizou.

 

Os artigos apresentados no I Seminário Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade serão publicados em formato e-book ainda este ano.

Para visualizar todas as fotos das apresentações, basta clicar no nome do grupo, no terceiro parágrafo.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados