A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Associação dos Magistrados do Estado (Ameron) deram início ontem (17) ao ciclo de palestras do Projeto Justiça e Cidadania se Aprende na Escola. O projeto prevê a realização de um concurso de redação, intitulado “Justiça e cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça”, para os alunos do 1º ano do ensino médio das 64 escolas estaduais dos municípios sedes de todas as comarcas do Poder Judiciário de Rondônia, podendo alcançar até 10 mil estudantes.

Conforme o cronograma do projeto, até o próximo mês, os juízes coordenadores do concurso percorrerão várias escolas públicas realizando palestras com temas relacionados ao concurso. A primeira escola a receber o projeto foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 4 de Janeiro, em Porto Velho. Lá, o Juiz Substituto Pedro Sillas Carvalho ministrou palestra sobre violência. No período da tarde, a Escola Marcos Freire recebeu o magistrado Audarzean Santana da Silva. Audarzean falou da importância da educação para a realização dos sonhos e também sobre cidadania.

Pedro Sillas demonstrou alguns exemplos de como a violência se manifesta no cotidiano, destacando a violência intrafamiliar, o bullying, presente no ambiente escolar; o uso de drogas e envolvimento com o tráfico. O magistrado também discorreu sobre a importância da educação, inclusive como ferramenta contra a violência.

Compartilhando sua trajetória como um aluno de escola pública que alcançou ser o primeiro da família a tornar-se magistrado, estimulou os alunos a buscarem seus objetivos de vida por meio do estudo e aproveitarem oportunidades, como o concurso de redação, para demonstrarem suas ideias e colaborarem com a construção de uma sociedade melhor. “A ferramenta que vocês têm é o estudo. Podem tirar sua roupa, sua casa, seu trabalho, mas o conhecimento que vocês têm ninguém consegue tirar”.

Para a diretora da Escola 4 de janeiro, Maria Emília, o projeto pode ajudar na construção individual dos alunos. “Eu estou muito feliz por nossa escola ter sido escolhida para iniciar o projeto. Tudo o que foi falado aqui é o que a gente vive e eu tenho certeza que eles vão fazer uma reflexão das suas vidas, das suas escolhas para se questionarem quem são e o que querem ser no futuro”.

A partir da próxima segunda, entre os dias 24 e 28 de junho, outras dez escolas serão visitadas na capital, com palestras sobre abuso sexual e evasão escolar, entre outros assuntos. Os magistrados ficarão responsáveis por auxiliar a execução do concurso nas escolas participantes, estimulando visitas dos alunos ao fórum e produção cultural, como teatro ou júri simulado.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados