Um artigo produzido no âmbito do mestrado profissional interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), oferecido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia por meio da Escola da Magistratura do Estado (Emeron), foi publicado este mês na revista científica International Journal for Innovation, Education and Research (IJIER), da International Educative Research Foundation. Intitulado “Gestão Estratégica da Informação como Fator Condicionante para a Definição e Implementação de Políticas de Defesa e Sustentabilidade no Contexto da Amazônia Legal: O caso SIPAM”, o estudo foi escrito por Aparecida Zuin, professora do curso, e Jean Carlo dos Santos, do Centro de Pesquisa e Publicação Acadêmica (Cepep) da Emeron.
Publicada em inglês na edição nº 5 de 2019 (pág. 396) da versão impressa e no site da revista, a pesquisa tem como objeto de estudo as correlações entre o uso estratégico da informação e a articulação e implementação de políticas de defesa, segurança nacional e desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. Para tanto, os autores apresentam os Sistemas de Proteção e de Vigilância da Amazônia (SIPAM/SIVAM) e averiguam como esses sistemas têm contribuído para a definição e implantação dessas políticas.
Segundo Aparecida e Jean, para a Amazônia, “com suas riquezas naturais, ameaças e vulnerabilidades, as perspectivas de integração, segurança e defesa nacional e de desenvolvimento sustentável constituem grandes desafios a serem enfrentados, em que o uso eficaz da tecnologia é uma referência básica que deve ser incorporada nas estratégias e políticas públicas nessas áreas, que sobremaneira refletem nos modelos de cidades da região amazônica”. Nesse contexto, eles sustentam que o SIPAM se encontra em uma linha de abordagem na qual a garantia da soberania nacional na Amazônia, além do empreendimento estratégico-militar, envolve também o cuidado com o desenvolvimento da população local, dentro de uma proposta educativa e integradora.
Como conclusão, os pesquisadores afirmam que o SIPAM cria um modelo paradigmático para a administração pública local, em que as organizações trabalham com um conjunto compartilhado de informações, como ainda de forma integrada. Leia o artigo em português aqui.
Os autores reconhecem a importância do TJRO e da Emeron no fomento e incentivo à pesquisa no âmbito institucional e interinstitucional. Para o servidor Jean Carlo, “desenvolver uma cultura de pesquisa exige competência técnico-científica e é isso que estamos buscando e aprimorando. A Emeron assume um papel fundamental e estratégico nessa política de geração e disseminação do conhecimento”.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO