Na manhã de hoje (2), uma reunião no gabinete do desembargador Alexandre Miguel, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), marcou a entrega dos prêmios doados pelos Supermercados Irmãos Gonçalves ao concurso de redação “Justiça e cidadania também se aprendem na escola: meu conhecimento faz justiça”, que integra o projeto Cidadania e Justiça na Escola. O concurso é realizado pela Ameron em conjunto com a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Ao lado do presidente da Ameron, o diretor da Escola da Magistratura, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, recebeu do fundador do supermercado, o empresário João Gonçalves, a doação dos notebooks e projetores datashow que serão entregues como premiação às escolas e professores vencedores do concurso. Também participaram do encontro os desembargadores Valdeci Castellar Citon e Raduan Miguel Filho, bem como o vice-diretor da Emeron, juiz Guilherme Baldan, e o secretário-geral da Escola, Alberto Ney Vieira.

O projeto foi criado em 1992 pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), sendo encabeçado em Rondônia pela Ameron com o objetivo de estimular o contato direto do judiciário com professores e alunos da rede pública de ensino, disseminando noções de cidadania e justiça por meio da Cartilha da Justiça. “A cartilha fala das obrigações e dos direitos, demonstrando a forma de exercê-los e informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos serviços de assistência jurídica gratuita”, afirma o desembargador Marcos Alaor. O concurso é baseado no estudo da cartilha e tem como público-alvo alunos do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais nos 23 municípios onde o Poder Judiciário mantém comarcas.

Durante o encontro, João Gonçalves parabenizou a iniciativa da magistratura ao unir as instituições ligadas ao judiciário para desenvolver ações de natureza social. “Nós ficamos muito orgulhosos e satisfeitos por participar disso tudo, pois como empresa olhamos também para o lado social e quando o desembargador Alexandre Miguel entrou em contato, procuramos ajudar de alguma forma”, diz o empresário. O presidente da Ameron explica a importância de envolver toda a comunidade escolar em torno do projeto: “Os professores serão os responsáveis pela abordagem das temáticas propostas e ampliação das informações, aproximando-as da realidade dos alunos por meio de exemplos e outras atividades lúdicas e pedagógicas, de demandas que eventualmente surgirem no decorrer dos debates e de conversações com os alunos em sala de aula”.

Para o desembargador Marcos Alaor, firmar parcerias com a iniciativa privada facilita a articulação de ações voltadas para o benefício da sociedade. “Eu gostaria de ressaltar a importância da colaboração dos Supermercados Irmãos Gonçalves, porque agrega ao projeto um patrocínio necessário para o fortalecimento educacional na rede estadual de ensino”, destaca o diretor da Emeron.

A divulgação dos resultados da categoria Aluno está prevista para acontecer entre 16 e 20 de setembro, com premiação de bicicletas (para os três melhores colocados de cada comarca), doadas pela empresa Ciclo Cairu; a categoria Escola/Professor Orientador tem a divulgação dos resultados prevista para os dias 7 e 11 de outubro. Os alunos vencedores serão premiados entre 23 e 30 de setembro, já as escolas e os professores terão a cerimônia de premiação no dia 18 de outubro.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Ameron)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados