Comportamento, Organização e Liderança foi o tema do quarto módulo da pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, oferecida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) por meio de convênio com a Polícia Militar de Rondônia. O módulo, realizado nos dias 02 e 03 de agosto foi ministrado pelo juiz do Tribunal de Justiça de Rondônia Áureo Virgílio Queiroz.

Áureo explica que dentro do tema comportamento organizacional, a liderança e a motivação foram os tópicos com maior foco. “Na liderança, falamos sobre a liderança, seus princípios universais, características e as teorias mais modernas. Na motivação, discutimos que fatores são agregadores e desagregadores da motivação e que técnicas podemos utilizar. Os temas foram tratados no contexto do serviço público vendo aquilo que pode ser adaptado à corporação militar, que é organizada sobre os princípios da hierarquia e da disciplina”.

Por meio de debates, estudos de caso em grupo e exercícios individuais, os alunos foram conduzidos a compreender o papel do líder nas instituições e como ele afeta o comportamento organizacional. “A ideia é mostrar aos alunos que é possível se tornar um líder motivador não necessariamente atrelado à chefia. Nas organizações militares, normalmente, a liderança decorre da chefia. Já na sociedade civil nós temos a figura do líder que pode não ser chefe. Então, mostramos que mais que ser líder em razão de um cargo, é possível ser líder em razão de uma condição humana, de um comportamento, sempre buscando o pode ser aplicado à realidade deles”, completou.

Para o Capitão Hanns Muller Marques Lopes, do 7º Batalhão de Ariquemes, a adequação do conteúdo à realidade militar é o grande diferencial do curso. “Minha impressão principal do curso é que além do alto padrão de ensino, os módulos e os professores estão voltados a entender a nossa realidade. Dá pra perceber o esforço de quem está conduzindo as aulas em aplicar a metodologia e os conceitos técnicos na prática vivencial da Polícia Militar”.

Ele completa que a disciplina está alinhada a novas práticas que vem sendo aplicadas na corporação. “A disciplina vem ao encontro com uma nova modalidade que a Polícia Militar tá passando a inserir no processo hierárquico. Hoje os comandantes tem um perfil jovem, existem tecnologias, realidades, culturas e contextos sociais que antigamente não se pensavam. Todo o planejamento e o pensamento para as ações que nós fazemos, hoje, precisam estar amparados naquilo que nós estamos aprendendo. Então esse conhecimento é uma segurança a mais à aqueles que estão esperando nossas decisões enquanto oficiais”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados