
No último fim-de-semana, dias 16 e 17 de agosto, a Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública, promovida pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) para 30 oficiais e praças da Polícia Militar do Estado, realizou seu quinto módulo. A disciplina Atendimento e Relação com o Público Interno e Externo foi ministrada pela chefe de gabinete da Secretaria Geral do Tribunal de Justiça de Rondônia, Elaine Bettanin.
O objetivo foi capacitar os alunos, indicados à especialização pelo Comando Geral da PMRO, a desenvolver e aprimorar as competências básicas para um atendimento eficiente, seguro e cortês na gestão dos serviços prestados pela corporação. A disciplina auxilia no desenvolvimento e aprimoramento da excelência na gestão dos serviços de atendimento ao público, otimizando o trabalho no ambiente organizacional, bem como a manutenção e melhoria da eficácia e do índice de satisfação dentro e fora da polícia. “Foi um módulo onde procurou-se entender os principais pilares do atendimento à população, que são o 190, os batalhões e as viaturas na rua”, diz a professora.

As unidades trabalhadas tiveram como temas: integridade e flexibilidade; capacidade crítica; iniciativa – habilidades e competências; os aspectos humanos – habilidades e atitudes; a revolução da negociação; e lealdade, disciplina e constância na PMRO. Após ensinamentos envolvendo cliente, cenário e processos, os pós-graduandos foram divididos em grupos para atividades práticas, sendo a principal a confecção conjunta de um manual de atendimento ao público interno e externo para a corporação militar. “Eles trabalharam a minuta de manual que seria destinado a todos os policiais que entram na corporação, objetivando disseminar a cultura do ‘jeito’ de atender da PMRO”, explica Elaine.
Demais tópicos abordados ao longo do módulo incluíram os princípios de qualidade no atendimento, a administração de conflitos, o cliente na organização pública, as técnicas de atendimento pessoal, telefônico e eletrônico, a apresentação pessoal e a postura profissional. Ao final, a ministrante elogiou os acadêmicos: “A turma foi um sucesso, concluiu os trabalhos com presteza e dedicação, gerando um produto muito especial que será esse manual, estou orgulhosa pelos policiais que temos aqui no estado e feliz de poder conhecê-los pessoalmente e o trabalho da polícia mais de perto”.
Por meio da pós-graduação, a PMRO busca o seu aperfeiçoamento para a adoção de uma administração gerencial por resultados, visando traduzir sua ação diária em eficiência, eficácia e efetividade. Pelo que viu em aula, Elaine garante que os cidadãos “podem ficar tranquilos que temos policiais muito preparados para atendê-los da melhor maneira possível em todas as ocorrências e com todas as informações que precisamos sobre segurança”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO