A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou nesta segunda e terça-feira (21 e 22) o “Programa de Formação Business Partner” para gestores do Poder Judiciário. A formação, iniciativa do Departamento de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Deadec), visa habilitar os participantes para atuarem de forma eficaz, ampliando a visão sobre os desafios da organização para uma atuação mais estratégica.
O Business Partner é aquele que detém o conhecimento sobre os processos de gestão de pessoas na organização e também sobre negócios para que seja possível elaborar estratégias de alinhamento entre os dois focos e gerar resultados mais eficientes para o todo. Carla Meiriane Costa, diretora do Deadec e participante do curso, explica que diante das recentes reestruturações promovidas na área administrativa do TJRO e da implantação de um sistema integrado de gestão de pessoas, surgiu a necessidade de “ter uma Secretaria de Gestão de Pessoas mais voltada para estratégia e para resultados, do que uma secretaria estritamente operacional”.
O curso apresenta conteúdos relacionados ao desenvolvimento de habilidades de liderança diretamente ligados à análise crítica, identificação de problemas, tomada de decisão, planejamento e implementação de cuidados, organização e divisão de trabalho. “Esse primeiro módulo está sendo bem interessante porque a gente está conseguindo trazer uma visão de como é que o Recursos Humanos se posiciona diante de várias necessidades dos servidores e do próprio órgão no sentido de humanizar essa relação para que esse serviço chegue até a sociedade de uma maneira aí muito mais efetiva, com muito mais qualidade, porque uma vez que as pessoas estejam mais motivadas e engajadas dentro do próprio tribunal, isso vai fazer com que esse serviço se repercuta para a sociedade como um todo”, afirmou Maria Angélica Moro, uma das ministrantes da formação.
No próximo ano, outros dois módulos da formação serão realizados e contarão com adaptações no conteúdo para a realidade do TJRO. “Eu vejo que é um curso que trará resultados para o servidor, ele traz ferramentas para que a Secretaria de Gestão de Pessoas atenda melhor e entenda que o servidor é o seu cliente maior, reforçando e resgatando a valorização do nosso cliente. Então eu vislumbro aqui resultados bem positivos nesse sentido, do servidor se sentir melhor atendido depois disso", conclui Carla.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO