Realizado na semana passada, entre os dias 19 e 22 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), o 3º Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições contou com a participação de três servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia. Aline Maiara Lima e Carlos José Nascimento de Castro, do Departamento de Compras (DEC), e Brenda Mara Martins, do Departamento Administrativo da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), tiveram sua ida ao evento viabilizada pela Emeron.

O congresso foi voltado para a participação de agentes públicos que atuam nas camadas diretivas e nas diferentes linhas de defesa das organizações. Segundo Carlos José, diretor do DEC, o evento “possibilitou aprimorar os conhecimentos sobre governança, controle e gestão de riscos na Administração Pública, proporcionando uma compreensão prática sobre os temas e sua aplicabilidade na realidade”.

Foram abordados assuntos inerentes ao planejamento das contratações, gestão estratégica, riscos e controles, compliance e práticas de sucesso em aquisições. As oficinas práticas trouxeram profissionais de referência em contratações, como: Márcio Motta, diretor de centralização e padronização de contratações do Tribunal de Contas da União (Gestão de Riscos nas Aquisições); Rodrigo Pironti, doutor em direito econômico (Compliance e Gestão de Riscos: Ferramentas para efetividade do programa de integridade); Anderson Pedra, procurador do estado do Espírito Santo (Fraudes: Prevenção e detecção); e Rodrigo Fontenelle, controlador-geral do estado de Minas Gerais (Melhores práticas internacionais de auditoria interna).

Entre os demais palestrantes, estiveram José Anacleto Abduch, procurador do estado do Paraná que falou sobre governança de contratos e lei anticorrupção, e Renato Fenili, gerente de licitações sustentáveis na Câmara dos Deputados, que idealizou o Laboratório de Inovações em Compras Públicas (Lab-Comp) da Câmara, o primeiro do gênero na América Latina. Ele palestrou sobre boa governança de logística pública e os avanços e retrocessos recentes das normas de licitações sob a ótica da governança.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados