Na tarde da última terça-feira (27), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoveu reunião entre a Direção e os magistrados e servidores beneficiados com bolsas e convênios para especialização stricto sensu. A reunião foi conduzida pelo Diretor da Emeron, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, e pela Coordenadora do Centro de Pesquisa e Publicação Acadêmica (Cepep), Inês Moreira da Costa.

Com a implantação do Programa de Pesquisa, Publicação e Intercâmbio (PPI), em 2015, a Emeron passou a desenvolver ações de incentivo à realização de pesquisas e da produção científica e acadêmica de assuntos de interesse da justiça, especialmente através do subprograma de fomento, que oferece bolsas de pesquisa, e do subprograma de intercâmbio, que Estabelece parcerias com instituições nacionais e internacionais para a realização de cursos de pós-graduação stricto sensu e pesquisas.

Desde a criação do PPI já foram concedidas 20 bolsas, sendo 17 para doutorado e três para mestrado, e promovido dois cursos em parceria com outras instituições, sendo um doutorado, que titulou a cinco magistrados, e o Programa de Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DJUS), realizado em parceria com a Universidade Federal de Rondônia e que atende a 45 colaboradores, entre magistrados e servidores.

Na reunião, os magistrados e servidores foram convidados a discutir de que forma poderão multiplicar os conhecimentos produzidos durante a pós-graduação. O diretor explicou que, como instituição de ensino superior, a Emeron é baseada em três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão e que a intenção é que os magistrados e servidores titulados possam colaborar nessas áreas desenvolvendo projetos e participando de ações formativas. Marcos Alaor também destacou que a Emeron é uma Escola de Governo, e todas as proposições devem ter como foco a atuação profissional e o aprimoramento da jurisdição.

A partir das sugestões dos participantes foram definidas duas frentes de trabalho: a primeira é o desenvolvimento de cursos de curta duração nas áreas de conhecimento das produções acadêmicas, que poderão ser aplicados a magistrados e servidores a partir do próximo ano. A segunda, se traduz no aprimoramento do Centro de Pesquisa e Publicação Acadêmica por meio da criação de novas linhas de pesquisa, da editoração de publicações com artigos produzidos pelos bolsistas e também com a incorporação de novas práticas, como a criação de observatório, de grupos de discussão e de estudos em parceria com países vizinhos.

Até o fim do ano novas reuniões devem ser realizadas com o objetivo de angariar novas ideias e também de estruturar as proposições já apresentadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados