O juiz Oscar Francisco Alves Júnior, da Vara de Delito de Trânsito da Comarca de Ji-Paraná, palestrou na noite de terça-feira (17) na abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que aconteceu no auditório do L’Accords Hotel, em Porto Velho. Oscar foi convidado pela organização do evento a falar sobre Mobilidade Urbana, tema de sua tese de doutorado.

A Semana Nacional de Trânsito acontece em todo país de 18 a 25 de setembro, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e intensifica as ações de conscientização para a mudança de comportamento no trânsito. O evento contou com a participação de várias autoridades civis e militares, dentre elas o Governador do Estado, Marcos Rocha; o Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Neil Gonzaga; secretários do Estado e Municipio, agentes de trânsito, policiais, professores e cidadãos, de diversas cidades do estado de Rondônia, interessados no assunto.

Oscar palestrou sobre mobilidade urbana, voltada ao ciclista. O magistrado apresentou estatísticas sobre acidentes de trânsito no Brasil e disse que “não podemos nos acostumar com isso”. Somente em Rondônia, dados estatísticos do Detran mostram que, em 2018, 80% dos acidentes com vítimas envolveram motocicletas e geraram vítimas fatais de trânsito.

Oscar pontuou que diversos países, alguns pesquisados por ele em seu doutoramento, possuem políticas públicas voltadas aos ciclistas e não para os condutores de veículos, como é o caso do Brasil. O magistrado também falou sobre o papel do ciclista no trânsito e para o trânsito e que a mobilidade urbana eficiente tem que ter cinco dimensões: ambiental, econômica, ciclovia ou ciclo faixa e social. 

O magistrado, que utiliza a bicicleta para ir ao trabalho e também para locomoção pessoal, trocou experiências com a plateia e apresentou algumas iniciativas da Vara de Delitos de Trânsito, como a realização de quatro passeios ciclísticos na comarca de Ji-Paraná, com o intuito de estimular o uso deste meio de transporte. Ele contou que quando iniciou o uso da bicicleta poucas pessoas faziam o mesmo e hoje a adesão é maior, inclusive entre os colegas de trabalho. “De Vilhena a Porto Velho existem vários grupos organizados de ciclistas, temos que dar apoio”, afirmou.

Oscar agradeceu o convite da organização do evento e também o “o interesse das instituições e da população em geral nessa temática tão relevante para todos nós”. O magistrado também compartilhou a importância de sua participação na Semana Nacional da Trânsito como forma a disseminar o conhecimento construído no doutorado, realizado com o apoio da Emeron. “É uma alegria representar a Escola da Magistratura de Rondônia nesse evento, pois o tema Mobilidade Urbana abordado na palestra é fruto da minha tese de doutorado, obtida com bolsa parcial da Emeron. Estar aqui é uma oportunidade excelente de compartilhar o conhecimento e debater o assunto em busca de soluções, visando uma cidade moderna e sustentável”.

Encerrando a palestra, Oscar Francisco Júnior pediu “comprometimento” de todas as pessoas no sentido de melhorar a mobilidade urbana e divulgou os 10 Mandamentos do Ciclista, foi criado por ele em agosto de 2006.

10 Mandamentos do Ciclista:

1º – Dará preferência ao pedestre

2º – Agirá como se todas as portas estivessem abertas quando passar ao lado de um automóvel

3º – Obedecerá à sinalização de trânsito

4º – Não pedalará a noite se não tiver luz de segurança

5º – Manterá a regularidade

6º – Terá cuidado redobrado nos cruzamentos

7º – Usará material de segurança

8º – Alimentar-se à adequadamente e se manterá hidratado

9º – Fará revisões regulares em sua bicicleta

10º – Planejará o seu trajeto

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações do Detran)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados