Realizada nos dias 27 e 28 de setembro, a disciplina Ética da Polícia Militar é o sexto módulo da pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, oferecida pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em parceria com a Polícia Militar do estado e voltada a policiais e bombeiros militares de Porto Velho e interior. O magistrado Ilisir Rodrigues foi o ministrante da disciplina.
O módulo teve como tema “Ética da Polícia Militar” e teve como objetivo fornecer ferramentas para que o agente público possa avaliar as condutas profissionais nas diversas situações em que esteja inserido, escolhendo aquelas mais adequadas para a instituição a que pertence. O conteúdo partiu da análise do panorama histórico da ética e seu conceito, distinguindo as correntes filosóficas que tratam do tema, relacionando a teoria com as situações do cotidiano profissional, além de analisando a responsabilidade social da profissão policial militar, classificando os princípios aplicáveis à sua atividade. O módulo também tratou da deontologia dos profissionais da área de segurança pública em relação às exigências legais e às expectativas dos cidadãos, como a despersonalização (indivíduo versus profissional/estereótipos).
O ministrante da disciplina explica que dentro das discussões sobre ética e deontologia foram feitas abordagens diferenciadas acerca de aceitação e respeito à diferença pois, “o agente público, como os pós-graduandos são, tem que ter uma atuação de respeito com as diferenças. Se as pessoas fossem iguais, seria muito mais fácil, mas as pessoas não são iguais e agem diferente, têm sonhos diferentes, então a atuação do policial militar, do agente público, deve ser sempre de reconhecimento, de aceitação e de respeito a essa diferença”.
Para o cabo Celso Domingues, do 4º batalhão de Cacoal, o tema abordado no módulo tem impacto direto na atuação diária. “No meu trabalho, que é diretamente ao público, da radiopatrulha, esse conteúdo é muito válido, pois precisamos ter essa consciência de que nós somos servidores do estado para atender a população. Então isso gera um conhecimento maior pra lidar com o nosso público alvo, o nosso cliente no caso e saber lidar com as diferenças nessa questão da ética, saber lidar com as pessoas, compreendendo que as pessoas não são todas iguais, diferenciando e lidando com cada um deles”, afirmou.
O aluno também elogiou a pós-graduação. “Um curso de excelente qualidade, professores muito capacitados, conseguem passar com clareza todo o conhecimento e com a qualidade dos professores a gente consegue assimilar bem o que está sendo passado”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO