
A pedagoga Débora Gemelli, da Divisão de Planejamento Técnico-Pedagógico (Diped) da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), iniciou no fim de setembro o curso Masterclass Desenho Instrucional. O primeiro módulo foi realizado presencialmente em São Paulo, nos dias 26 e 27, e até o fim do ano acontece a etapa na modalidade Educação a Distância (EaD).
Promovido pelo Instituto de Desenho Instrucional (IDI), a formação objetiva capacitar a gerir projetos que envolvam o processo completo de elaboração de cursos e treinamentos, incluindo recursos, ferramentas, mídias e atividades educacionais para educação virtual e presencial. “Desde a análise do contexto do cliente, público-alvo, elaboração do mapeamento instrucional, reconhecimento de vários recursos para cursos e gestão dos processos que envolvem as equipes de produção, a gente está aprendendo a aplicar todos os conceitos na prática”, diz Débora.
A pedagoga é chefe da seção de Planejamento de Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento na Diped, que tem se desafiado no planejamento para a oferta de cursos a distância, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso dos magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia ao ensino. Entre as formações já realizadas pela Emeron em EaD, estão: Língua Brasileira de Sinais; Penas e Medidas Alternativas e Captação de Recursos Financeiros para Projetos Sociais; Construção de Projetos de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social; Precatório Eletrônico: da expedição ao pagamento; e Comer Bem é Bom Demais.
O masterclass é focado no correto desenvolvimento ou transposição de conteúdos para EaD, com as competências trabalhadas no curso pautadas pelo IBSTPI – International Board of Standards for Training, Performance and Instruction (Domínios, Competências e Padrões de Desempenho do Designer Instrucional). Entre os demais temas abordados, também estão os processos de avaliação, a inovação na educação e estratégias para diminuir a evasão.
Após o evento presencial, Débora terá três meses de apoio à performance online, abarcando um total de 120 horas-aula. A formação se junta a outras realizadas no último ano por servidores da Emeron das áreas de tecnologia e comunicação, também voltadas para a plataforma EaD, especificamente na gestão das informações e processos relativos ao contexto da atividade, bem como para a criação de vinhetas, animações e demais efeitos audiovisuais, enriquecendo os materiais didáticos na modalidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO