Oferecida para magistrados, promotores, procuradores, auditores, policiais civis e militares e servidores do Sistema Estadual de Justiça, a pós-graduação lato sensu em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim), promovida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público estadual e a Escola Superior do Tribunal de Contas de Rondônia, teve no fim de semana seu penúltimo módulo. Intitulado “Seminário Direito Comparado”, os alunos participaram de visitas aos presídios da Capital e apresentaram seminário sobre estudos de casos analisados por eles.

Na sexta-feira (08), conduzidos pelo Diretor da Emeron, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, ministrante da disciplina, e pelo Juiz Sérgio William Domingues Teixeira, os 50 alunos da pós-graduação realizaram visitas simultâneas à Penitenciária Federal de Porto Velho e à Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho (470), Casa de Detenção Dr. José Mario Alves da Silva (Urso Branco) e Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda) com o objetivo de investigar a relação existente entre os presídios do sistema penitenciário estadual e os presídios federais, além de avaliar o funcionamento do sistema prisional brasileiro, bem como a política penitenciária nacional. Já no sábado (09), em formato de seminário, os alunos apresentaram um caso de sucesso ou insucesso, a partir da experiência institucional, sobre crime organizado e corrupção, envolvendo os assuntos: organizações criminosas, pirataria, crimes de internet ou facções. 

Por se tratar do último módulo em sala de aula, já que o próximo será destinado para a apresentação das monografias, ao final do seminário, foi feita uma cerimônia de encerramento do curso. Os alunos assistiram a um vídeo institucional que relembrou a trajetória do curso e em seguida, representantes das instituições promotoras, bem como do corpo docente e discente proferiram algumas palavras sobre a iniciativa.

Primeiro a discursar, o Conselheiro Benedito Antônio Alves, representando o Tribunal de Contas do Estado, destacou a iniciativa como inovadora. “Eu vejo esse curso como uma coisa altamente inovadora e transformadora, pois quando nós falamos em um curso desse, nós estamos falando exatamente em governança, em todos os stakeholders públicos trabalhando em harmonia”. Em seguida, o Procurador de Justiça Ivo Scherer, que também é aluno da pós-graduação, discursou representando o Ministério Público Estadual. “Quero parabenizar a Escola da Magistratura e esperar que o mestrado de concretize e que iniciativas como essa amplifiquem no meio acadêmico”.

Também integrante do corpo discente, o Desembargador Miguel Monico, que será o próximo diretor da Emeron, discorreu sobre os frutos que os conhecimentos e a integração promovidos pelo curso proporcionarão. “O curso me surpreendeu em todos os sentidos, mas o que foi mais interessante e gratificante foi esse convívio que nós tivemos aqui. Foi excelente e desmitifica uma série de coisas, nos traz mais próximos, propondo assim, uma cooperação entre nós, para que nós possamos realmente identificar os casos em que são necessários uma visão mais profunda sobre a organização criminosa”. Já o Juiz Sérgio William Domingues Teixeira, coordenador e professor da especialização, compartilhou um pouco do caminho trilhado desde a proposição até a aprovação do curso pelo Conselho Estadual de Educação. “Estamos chegando ao fim e eu espero que esse objetivo que a Escola traçou lá traz tenha sido alcançado. Eu só tenho a agradecer a todos vocês, esperando que o conhecimento adquirido aqui se transforme em realidade e nós possamos, mais organizados, combater o crime organizado”.

Encerrando a cerimônia, o Diretor da Emeron também rememorou o apoio imediato recebido pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público Estadual quando da apresentação do projeto do curso de pós-graduação e ressaltou que o sucesso alcançado pela especialização só foi possível diante do empenho das instituições que o abraçaram, dos servidores que atuam no desenvolvimento e acompanhamento, e, principalmente, dos alunos que se dedicaram durante o curso. “Esse curso foi feito por pessoas vocacionadas e só chegou a onde chegou, sendo suficiente para protocolar um projeto de mestrado profissionalizante, porque ele, na realidade, encontrou vocês. O curso não teria nenhum sucesso se não fosse o esforço de vocês, que deixaram suas famílias para estar aqui, que percorreram grandes distâncias para chegar à nossa Escola. Quero agradecer a todos por terem acreditado nessa conjunção de esforços do TCE, MPE e Tribunal de Justiça”, finalizou.

Assista ao vídeo institucional

Fonte: Assessoria de Comunicação - Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados