Os acadêmicos da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) do núcleo da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em Ji-Paraná participaram na noite da última terça-feira, 26, de uma audiência simulada promovida como atividade prática da disciplina Direito Constitucional, ministrada pela juíza Larissa Pinho.

Para a professora, a realização de atividades práticas, como a audiência simulada, visa proporcionar aos alunos da pós-graduação uma experiência próxima à realidade, preparando-os tecnicamente para a atividade profissional ao passo que auxilia na construção de argumento e conhecimento jurídico. “A audiência é interdisciplinar, então nós trabalhamos praticamente todas as matérias e disciplinas”, salienta a magistrada.

A atividade envolveu toda a turma na simulação de uma audiência de instrução e julgamento de um caso de ação indenizatória promovida por um apenado contra o Estado. Os alunos representaram os papéis de juiz, procurador, defensor público, assessores e secretários de audiência e também construíram todas as peças (defesa, acusação e sentença) para o caso. “Assim, os alunos podem sentir o papel efetivo de cada membro, seja do Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado, juiz, assessores, e isso é um ganho inestimável no aprendizado”, complementa Larissa.

O aluno Odair José classifica sua experiência como juiz na audiência simulada como “maravilhosa para a carreira”. Odair, que atua como advogado criminalista na comarca de Ouro Preto do Oeste, diz que pôde ver “as dificuldades que o juiz também tem no seu cotidiano ali diante de uma audiência, muitas das vezes interpelada e obstruída por advogados ou pessoas da comunidade, trazendo para a minha prática um respeito muito grande pelo magistrado”.

O acadêmico conta estar bastante satisfeito com o curso de forma geral: “Consegui atingir todos os meus objetivos quanto à busca pelo conhecimento, os professores são de excelência e de uma envergadura imensa para a área jurídica, além de acessíveis”. Por fim, Odair recomenda a EDCM para os futuros bacharéis em direito. “Estou realizado como aluno da Emeron e indico para qualquer pessoa, amigos, alunos, funcionários ou estagiários para que façam o curso, que traz um conhecimento tanto para a vida cotidiana como para os que têm pretensões em concurso para juiz”.

O edital para a seleção das turmas 2020 da EDCM em Ji-Paraná e Porto Velho será publicado em breve.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados