Notice: Undefined property: Joomla\CMS\Document\HtmlDocument::$base in /var/www/html/Emeron/libraries/src/Document/Document.php on line 951
Especialização em Gestão Pública para a Polícia Militar encerra ano letivo de 2019 - Emeron

A pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, realizada pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em parceria com a Polícia Militar do Estado, encerrou no último dia 07 de dezembro o ano letivo 2019 da especialização, com a realização de módulo com o tema Metodologia da Pesquisa.

O módulo foi ministrado pela Doutora em Ciências Políticas e Diretora Pedagógica da Emeron, Ilma Ferreira de Brito, e abordou a importância da investigação científica como ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento de produções acadêmicas pelos alunos. Ilma explana que, apesar do foco principal no conhecimento para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, os tópicos apresentados na disciplina, como desenvolvimento da metodologia, definição de problema de pesquisa e pesquisas bibliográficas, serão úteis aos alunos também em seu dia a dia. “Todo os temas propostos nesta pós-graduação estão interligados e visam permitir ao aluno construir um conhecimento amplo e multidisciplinar, então a metodologia da pesquisa não serve apenas para as monografias que eles irão fazer, mas para dar suporte, inclusive, na construção de documentos e projetos no ambiente de trabalho, e até mesmo no planejamento estratégico, como eles aprenderam em outro módulo já realizado”, afirmou.

Antecedendo o último módulo do ano, no mês de novembro, outras duas disciplinas foram ministradas. O primeiro, nos dias 08 e 09, teve como tema Relações Interinstitucionais e foi proferido pelo Diretor do Departamento Judiciário do Tribunal de Justiça de Rondônia Rodolfo Teixeira Fernandes. O módulo voltou-se à compreender as regras e princípios para o estabelecimento de parcerias entre a administração pública com organizações públicas ou privadas para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, e que envolvam a transferência de recursos financeiros ou bens e serviços.

Já o segundo módulo do mês, sobre Gestão de Recursos Públicos, foi conduzido pela Rosangela Vieira de Souza, da Divisão de Projetos e Gestão da Corregedoria Geral da Justiça, nos dias 29 e 30 de novembro. Rosângela, que no mês de outubro já havia ministrado outro módulo na pós-graduação sobre Planejamento Estratégico, explica que o assunto visa complementar a disciplina já ministrada, demonstrando como bem gerir os recursos necessários para a implantação do planejamento proposto. “A relação com a disciplina anterior é que, para eu gerir recursos públicos hoje na administração pública, é preciso primeiro um planejamento estratégico que diga quais resultados, metas e desafios eu tenho para que eu possa entregar o produto da minha instituição, no caso a segurança pública, de forma efetiva. Quando eu traço essas metas eu estou dizendo que para entregar esse resultado, vou utilizar os recursos que a sociedade dispõe para mim, por meio do orçamento público, e eu preciso compreender os regramentos de como gerir esses recursos para ter bons resultados”.

Para Carlos Alberto Gomes de Souza Junior, Major da Polícia Militar, a convergência entre os assuntos abordados na especialização é imprescindível para que os alunos possam prestar um bom serviço à comunidade a sociedade. “A pós vem caminhando muito bem. Estou achando muito interessante a interdisciplinaridade, as disciplinas estão bem ligadas, então você consegue ver uma construção e um crescimento do conhecimento e isso está sendo, desde agora, muito útil, porque a grande maioria dos alunos são comandantes. Já vemos alguns resultados, com alguns colegas colocando em prática essa nova visão da Gestão Pública de inovar, planejar, aplicar melhor os meios disponíveis. Está sendo muito gratificante poder fazer esse curso e a Polícia vai ter com certeza um futuro melhor do que tem hoje”, conclui.

A pós-graduação retorna em fevereiro de 2020 com dois módulos sobre gestão estratégica de pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066