Notice: Undefined property: Joomla\CMS\Document\HtmlDocument::$base in /var/www/html/Emeron/libraries/src/Document/Document.php on line 951
Servidores que atuarão no novo Fórum Geral de Porto Velho recebem aperfeiçoamento em atendimento ao público - Emeron

Ao longo da última semana, foram realizadas na Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) duas turmas do curso Atendimento ao Público Interno e Externo com Ênfase na Ética Pessoal e Profissional, voltado a servidores e terceirizados do Tribunal de Justiça do Estado que atuarão no novo Fórum Geral César Montenegro. No total, foram capacitadas mais de 100 pessoas que atuarão no prédio, que reunirá todo o atendimento de 1ª instância em um só local na capital, na avenida Pinheiro Machado. A inauguração será nesta terça-feira (17), a partir das 17h.

A formação foi ministrada pela psicóloga Mariângela Onofre e pela supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Porto Velho, Kasuelinda Vieira, com apoio do juiz Ilisir Rodrigues e dos servidores Esther Guedes, Gilson José da Silva, e Leandro Batista. A supervisora explica que foi verificada a necessidade de um curso visto que cada unidade tem o seu tipo de atendimento. “O curso não é para ensinar as pessoas como devem trabalhar, e sim para uma atualização, pois temos vários setores nesse atendimento, desde os nossos policiais lotados na Assessoria Militar (Asmil) do TJ, bem como agentes de segurança, terceirizados, cartórios distribuidores e centrais de atendimento dos fóruns”.

Kasuelinda conta que existia uma expectativa grande em relação ao layout do novo prédio e como seria o funcionamento das varas em cada andar. Segundo ela, todos os servidores e jurisdicionados vão adentrar passando por todo o sistema de segurança (porta giratória, esteira de raio-X), serão atendidos pela recepção e mais à frente em 13 guichês. “Neles vão ser atendidas pessoas que vão procurar pelas varas de família, infância e juventude, juizados especiais, fórum criminal e execuções fiscais”, diz.

Os instrutores aperfeiçoaram o público interno a partir do primeiro atendimento, explicando como é o funcionamento das varas (violência doméstica, de família, criminais), as vestimentas dos servidores, a recepção, questões de segurança, além da apresentação do prédio feita pela equipe da nova administração. Kasuelinda deixa clara a intenção do Fórum Geral: “Todo mundo vai ser bem atendido, a expectativa é que o jurisdicionado saia de lá com seu problema resolvido ou bem informado, pois mesmo que a demanda não seja nossa, a gente vai fazer o possível para que essa pessoa saia orientada”.

Uma das servidoras do novo prédio é Fernanda Nunes Pimenta, sargento da Polícia Militar lotada na Asmil, que saiu satisfeita da formação. “O curso vem para aprimorar as qualidades que cada um já tem e padronizar os procedimentos nessa nova realidade, vejo como de grande valia”. Para ela, a complexidade do atendimento integrado foi sanada: “Cada um tem sua particularidade, essas simulações ao longo do curso fazem com que a equipe venha a refletir realmente sobre esses procedimentos reunidos”. Por fim, a servidora confia num melhor atendimento proporcionado pela maior acessibilidade à comunidade. “Com certeza flui melhor pela unificação, temos tudo setorizado em um prédio único, o benefício maior é o contentamento desta comunidade que está sendo recebida e atendida”, garante Fernanda.

Homenagem

O nome do Fórum Geral é uma homenagem ao desembargador Francisco César Soares de Montenegro, que ingressou na magistratura em 1967, atuou como juiz no Território Federal de Rondônia, sendo promovido a desembargador com a instalação do estado em 1982. Irmão de Eurico Montenegro, atual decano do TJRO, César compôs a primeira corte do recém-criado Tribunal de Justiça, por isso seu nome foi escolhido para nomear o Fórum Cível e, agora com a sua mudança, também o Fórum Geral.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066