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Último módulo do ano da especialização em Gestão Cartorária Judicial aborda relação com o público externo - Emeron

Realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, o módulo Relação com o Público Externo concluiu as atividades de 2019 da pós-graduação lato sensu em Gestão Cartorária Judicial (Gesc), promovida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Trinta servidores, lotados em cartórios nas comarcas de todo o estado, acompanharam a disciplina, realizada na Central de Processos Eletrônicos (CPE).

Ministrado por Aparecida Fernandes, secretária judiciária de 1º grau, o módulo tratou da perspectiva do Tribunal de Justiça de Rondônia para o atendimento qualificado ao cidadão. “Todo o conteúdo foi pensado e desenvolvido para que formássemos, com orientação, uma cartilha de boas práticas no atendimento ao jurisdicionado, com foco no reconhecimento e desenvolvimento das habilidades”, explica Aparecida.

O objetivo é capacitar o pós-graduando a aprimorar as competências para um atendimento eficiente, seguro e cortês aos jurisdicionados, advogados e demais atores no conjunto da Justiça. Foram abordados os princípios da qualidade no atendimento, administração de conflitos, desenvolvimento do senso crítico, círculo positivo de ações e pessoas comprometidas, aspectos humanos e comportamentais fundamentais para a eficácia organizacional, inteligência emocional e suas nuances, mudança da cultura organizacional e a construção do jeito de atender do Poder Judiciário de Rondônia.

Além do tema ‘atender’, que se baseia na visão de fazer o necessário e o esperado, a ministrante introduziu aos alunos da especialização o ‘satisfazer’, que visa o conhecimento do público, o que ele espera do atendente, o que almeja quando busca o atendimento. “Além disso, foi apresentado ao aluno o ‘encantar’, aquele momento surpreendente que se busca em todo atendimento ao público, atender com encantamento e vocação”, complementa Aparecida.

A professora ensinou as técnicas para se alcançar a excelência no atendimento, além de como o uso da tecnologia pode contribuir e quais os requisitos para o profissional da área. Ao final, os alunos entregaram, como autores do projeto, a cartilha de boas práticas de atendimento no TJRO, para encaminhamento e análise pedagógica da coordenação do curso. Iniciada no ano passado, a terceira turma da Gesc retorna em fevereiro de 2020 para o último semestre do curso.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

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