Notice: Undefined property: Joomla\CMS\Document\HtmlDocument::$base in /var/www/html/Emeron/libraries/src/Document/Document.php on line 951
Emeron entrega livros arrecadados na campanha natalina Saber Solidário - Emeron

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) entregou esta semana as doações arrecadadas na campanha Saber Solidário, promovida desde o mês de setembro com o intuito de arrecadar livros e materiais escolares para a Biblioteca de Rua Professora Jacyra Marão e o Espaço de leitura do Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer em Porto Velho – NAAC. Ao longo dos quase três meses de campanha foram arrecadados mais de 530 livros, doados por magistrados e servidores do Poder Judiciário de Rondônia, que serão divididos entre as duas entidades.

Na tarde de ontem, 18, os representantes da Biblioteca de Rua Professora Jacyra Marão, Maria Fernanda Marão e Assis Herter, receberam 367 livros que serão destinados ao estímulo da leitura de crianças, adolescentes e adultos do Bairro Jardim Santana. O projeto foi idealizado por Maria Fernanda e Assis, dois ex-alunos da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, oferecido pela Emeron, e já acontece há dois anos, mensalmente, no primeiro domingo de cada mês. “A ideia é fazer com que as pessoas, literalmente, trombem nos livros, pois todos os dias a gente é bombardeado com informação que não queremos receber e ao apresenta-las ao universo da leitura, a gente dá a oportunidade para que elas leiam e que elas tenham as próprias opiniões, as próprias ideias e que elas mesmas consigam transformar o universo delas, usando a leitura como um fator real e possível de modificação de vida. Por isso a escolha do Jardim Santana, por ser um lugar afastado do centro e que não tinha nenhuma biblioteca comunitária próxima”, diz Maria Fernanda.

Ela explica que a biblioteca recebe todo tipo de livro e aqueles que não se encaixam no perfil do acervo são destinados a outros projetos ou atendem a solicitações individuais. “A gente se preocupa em dar destinação útil pro livro, por exemplo, livros técnicos e didáticos são doados a outras bibliotecas ou projetos, como o curso de língua portuguesa para venezuelanos, ou mesmo para alguém do bairro que está estudando pra concurso ou fazendo universidade”.

Os livros doados pelo Saber Solidário se juntam a outros 600 que já fazem parte do acervo do projeto. Maria Fernanda agradece à Emeron pelas doações e afirma que o benefício ao projeto foi maior do que apenas os livros recebidos. “A campanha Saber Solidária foi fantástica não só pela arrecadação dos livros, mas como divulgação, porque muitas pessoas tiveram contato com o projeto a partir da campanha. Hoje, quase todos os nossos colaboradores voluntários são ou da Escola ou do Tribunal de Justiça, inclusive os doadores também”, ressalta.

Os interessados em colaborar com a Biblioteca de Rua Professora Jacyra Marão, seja com o voluntariado ou doações, podem se apresentar no primeiro domingo de cada mês, das 9h às 12h, na Praça do Bairro Jardim Santana ou entrar em contato com os organizadores. “A gente sabe que a vida é muito corrida mas cada um pode dar o tempo que tem. Não precisa nenhum contato prévio, é só chegar no primeiro domingo do mês ou entrar em contato conosco, que nós buscamos as doações”.

Já na manhã de hoje, 19, foi a vez do Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer em Porto Velho – NAAC receber 169 livros. O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer de Rondônia (NACC) foi fundado em Agosto de 2007, por um grupo de pessoas que atuava no setor de oncologia do Hospital de Base Ary Pinheiro e desde então presta assistência as crianças e adolescentes com câncer, oferecendo apoio logístico e melhores condições para que tenham qualidade de vida enquanto estiverem em tratamento.

O NACC atente crianças e adolescentes oriundos dos estados de Rondônia, Pará, Amazonas, Acre, Mato Grosso e até de países vizinhos, como Bolívia, Peru e Venezuela, oferecendo hospedagem, acolhimento e acompanhamento psicossocial, dentre outras atividades. Os livros doados serão destinados à biblioteca da recém inaugurada sede, situada à Avenida José Vieira Caúla, nº 5711 – Bairro Igarapé.

A Direção do NAAC reforça o pedido para que a sociedade continue as doações diretamente na sede do NACC, pelo próprio site da entidade ou por meio da conta corrente 28670-2 / Agência: 3231-X (Banco do Brasil). É solicitado também, a doação de material escolar, dada a proximidade com o início do ano letivo 2020. O NACC pode ser contatado pelos telefones pelos telefones 99345-0858, 99236-2438 e 98127-2133.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066