Notice: Undefined property: Joomla\CMS\Document\HtmlDocument::$base in /var/www/html/Emeron/libraries/src/Document/Document.php on line 951
Docentes da Especialização em Direito debatem novo sistema avaliativo em Oficina Pedagógica - Emeron

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) iniciou na manhã da última quinta-feira (30), a primeira turma de 2020 da Oficina Pedagógica do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito Para a Carreira da Magistratura (EDCM). A oficina é realizada anualmente com os docentes da pós-graduação em Porto Velho e em Ji-Paraná e visa aprimorar continuamente o corpo docente e debater melhorias a serem implantadas durante o ano letivo.

A oficina foi ministrada pela consultora pedagógica Hélia Cardoso Gomes da Rocha, com co-ministração do vice-diretor da Emeron, Juiz de Direito Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, e tem foco na escolha de um modelo avaliativo adequado ao currículo por competências, adotado pelo curso. No modelo de currículo por competências, o sentido do ensino é orientado para atribuir valor prático aos saberes (saber ser, saber fazer, saber agir), de forma que o conteúdo possa ser meio para o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática profissional.

A discussão de um novo modelo avaliativo é necessária para consolidar o ciclo de mudanças iniciadas no EDCM desde 2018, quando foi implantada uma comissão para a proposição de alterações na estrutura do curso. Como resultado dos trabalhos da comissão, no ano passado, foram alteradas a carga horária e a ementa de algumas disciplinas, que entram em vigor a partir deste ano, além da construção de diretrizes pedagógicas para o novo sistema avaliativo.

A oficina, além de ser ferramenta permanente para o aprimoramento da prática docente, serviu como espaço para a discussão entre os professores, considerando modelos avaliativos que se adequem ao currículo por competências, aos objetivos do curso e ao público-alvo. Os professores participaram ativamente por meio de grupos, apresentando problemáticas que precisam ser sanadas e propostas para o novo modelo de avaliação.

Essa mesma dinâmica será realizada na segunda turma da oficina, a ser realizada nos dias 17 e 18 deste mês e que reunirá os demais integrantes do corpo docente que não participaram do primeiro encontro. Ao final, as proposições dos docentes serão consolidadas em modelo avaliativo baseado na perspectiva multidisciplinar/interdisciplinar.

EDCM

Única especialização da Emeron aberta ao público interno e externo, a EDCM tem turmas anuais, com duração de dois anos. No primeiro ano letivo, acontecem as aulas teóricas ministradas por juízes e desembargadores do TJRO. Os doze meses restantes são voltados à elaboração da monografia e ao Programa de Residência Judicial, estágio extracurricular não obrigatório. Na Residência Judicial, alunos da EDCM atuam no judiciário e recebem acompanhamento e orientação de magistrados, como forma de fixar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e conhecer, na prática, os obstáculos enfrentados pelo juiz. São 1.000 (mil) horas de práticas a serem realizadas em 2 (dois) períodos letivos, com carga horária diária de 5 (cinco) horas. 

A turma 2020, tanto do EDCM quanto da Residência Judicial estão com inscrições abertas até o próximo dia 10 deste mês, por meio do site da Emeron. Todas as informações sobre o processo seletivo, bem como o conteúdo programático da prova, podem ser consultadas no edital Nº 1/2020-EMERON e no edital Nº 2/2020-EMERON.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066