A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou, nos últimos dias, as provas dos processos seletivos para as turmas 2020/2021 da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), bem como para o estágio em residência judicial. Os certames aconteceram em Porto Velho e Ji-Paraná, onde a Emeron mantém as turmas da pós-graduação. Além dos alunos, também foram selecionados para a residência os magistrados que atuarão como orientadores.

Na quinta-feira (13) à noite, mais de cem candidatos participaram da seleção para as cinquenta vagas em cada nova turma da especialização, entre servidores do judiciário rondoniense, recém-graduados em Direito e pessoas que buscam um novo rumo para suas carreiras. Com três horas de duração, as provas foram realizadas na sede da Emeron, em Porto Velho, e no Centro Universitário São Lucas, em Ji-Paraná.
Para Ariel Barros, lotado na 3ª vara criminal de Ji-Paraná, a expectativa era alta: “Sei de edições passadas que a prova é bem complexa, aborda todos os conteúdos do Direito e eu quis participar para também ver o meu nível de conhecimento”. Segundo ele, a pós-graduação da Emeron é muito conceituada. “A expectativa é mais a força que ela tem, como te prepara como profissional especializado, voltado para a carreira da magistratura”, conclui o servidor.
A recém-formada Gleyci Ávila conta que resolveu fazer a prova por indicação de colegas que já estudam em Porto Velho. “Decidi também para ter uma experiência e entender como funciona a magistratura e também o Poder Judiciário”. Ela diz que seu foco principal é o Ministério Público, mas que “pretende conhecer um pouquinho de cada área até me localizar e saber qual o melhor destino”.
Primeira instituição do estado reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como Escola de Governo, com autorização para oferta de cursos em nível de pós-graduação, a Emeron tem na EDCM sua única especialização aberta ao público interno e externo, com turmas anuais e duração de dois anos. No primeiro ano letivo, acontecem as aulas teóricas ministradas por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia. Os doze meses restantes são voltados à elaboração da monografia e ao Programa de Residência Judicial, estágio extracurricular optativo.
Residência
Na sexta-feira, 14, participaram da prova da residência judicial alunos das turmas de 2019 da EDCM. Instituído em 2017, o programa permite que os alunos atuem no judiciário e recebam acompanhamento e orientação de magistrados, fixando os conhecimentos aprendidos em sala de aula e conhecendo os obstáculos enfrentados na prática pelo juiz. Nas três primeiras turmas, 50 alunos concluíram o estágio nas duas cidades, sendo vários deles nomeados assessores dos magistrados logo depois.

Para concorrer às 30 vagas ofertadas, os alunos que iniciaram a EDCM em 2019 têm que estar aprovados em todas as matérias teóricas. Já os orientadores são escolhidos, preferencialmente, dentre os professores do curso. Desiré Velasque Queiroz, advogada na área penal, compartilha que sua expectativa com o curso foi suprida e agora deseja fazer a residência. “Eu já havia escutado coisas muito positivas em relação à Emeron e é uma pós excelente, recomendo às pessoas que pretendem fazer, porque a gente vem com o conhecimento teórico da graduação e quando chega aqui é um mundo novo que se abre, uma nova visão de como aplicar o Direito, sai muito daquela situação do texto da lei e passa a ver o processo como um todo, não só o que a lei tipifica”, comenta.
Segundo ela, a EDCM é também muito enriquecedora pessoalmente e humanista, pelo contato com os professores magistrados. “São pessoas acessíveis, excelentes professores e têm toda aquela bagagem e conhecimento da magistratura”, afirma. O que motivou a aluna a tentar a residência é justamente estender ainda mais esse contato, de forma a se aperfeiçoar cada vez mais na profissão. “A minha expectativa é poder aprender mais, não é obrigatório, mas é uma possibilidade que a pós te oferece até mesmo para interagir mais nesse outro lado e, para mim, incrementar até mesmo na questão futuramente da advocacia, podendo identificar também nos processos as melhores maneiras de soluções, ter esse enriquecimento”, conclui Desiré.
O resultado final da seleção da Residência Judicial já foi publicado e matrículas deverão ser realizadas de 20 a 28 de fevereiro de 2020.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO